Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo disponibiliza 910 mil lotes de terrenos infra-estruturados para auto-construção

     Economia              
  • Zaire • Sexta, 30 Junho de 2023 | 10h46
Lotes de terrenos para auto-construção dirigida
Lotes de terrenos para auto-construção dirigida
Cedida

Mbanza Kongo – Novecentos e 10 mil lotes de terrenos infra-estruturados serão disponibilizados pelo Executivo angolano até 2027, em todo país, no âmbito do programa da auto-construção dirigida.

De acordo com o ministro das Obras Públicas, Urbanimso e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, que falava, quinta-feira, no acto da consigação do projecto de  mobilidade nas províncias do Zaire, Bengo e Luanda, o programa   visa reduzir o défice habitacional estimado na ordem dos 2,2 milhões de unidades.

Carlos Alberto dos Santos frisou que este programa concretizará o sonho da casa própria para muitos cidadãos, com realce para a juventude.

O ministro lembrou que, na província do Zaire, em fase de relançamento o projecto de construção de três mil fogos habitacionais, sendo mil 500 para o município de Mbanza Kongo e igual número para o Soyo.

Referiu-se, também, ao projecto da nova urbanização de Mbanza Kongo, em curso, que  compreende 13 edifícios de quatro pisos cada, num total de 200 apartamentos de tipo T3, em fase conclusiva.

O projecto de mobilidade nas províncias do Zaire, Bengo e Luanda se consubstância na reabilitação de 93 quilómetros de estrada nestas três regiões do país.

Trata-se do troço da Estrada Nacional EN-100 (via expressa), que liga o Nzeto ao Soyo, com cerca de 45 quilómetros, com realce ao troço de 12 quilómetros entre Nzeto e a ponte Mangal sobre o rio Mbridge.

Ainda no Zaire será reabilitado o troço de 31 quilómetros entre as localidades da Casa da Telha, Mucula e Nó da via expressa, município do Tomboco, que encurtará a ligação entre Mbanza Kongo e o Soyo, sem escalar a vila piscatória do Nzeto.

O pacote global deste projecto, orçado em 127.282.070,00 euros, contempla a reabilitação do troço Cacuaco/Kifangondo (Luanda), cujos trabalhos estão a cargo da empresa Mota-Engil Angola, SA e fiscalizados pela DAR Angola.

Está prevista a geração de 450 empregos durante a primeira fase de execução desses trabalhos que terão a duração de 24 meses.

O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, manifestou regozijo pelos  projectos das obras públicas, urbanismo e habitação direccionados à região, lembrando ser o cumprimento das promessas feitas pelo Presidente da República, João Lourenço, no ano passado.

Pediu à empresa envolvida nesta empreitada a executá-la nos prazos previstos, assim como a empresa de fiscalização a assegurar a sua materialização com a qualidade exigida e requerida.

O munistro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação cumpre, desde quinta-feira, uma visita de trabalho de três dias à província do Zaire, onde, além de consigação do projecto acima referenciado, orientará, também, outros actos de adjudicação de empreitadas de contenção de ravinas.

Constatará, ainda, os trabalhos de reabilitação da estrada entre a localidade de Nkoko/Luvo/Nóqui. PMV/JL

 

 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+