Porto-Amboim - O secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, afirmou quinta-feira, no município do Porto-Amboim (Cuanza Sul), que o Executivo vai apoiar as Salinas Rui Teixeira, de forma a incentivar o aumento da produção deste produto essencial para o consumo humano.
Em declarações à imprensa, no final da visita à salineira, localizada no Porto-Amboim, o responsável frisou que o Governo, através do Prodesi, tem criado políticas com vista a permitir o acesso das empresas privadas ao crédito, facto que tem permitido a compra de equipamentos para o aumento da produção e de postos de trabalho, sobretudo para a juventude.
“O país não deve só receber de fora, temos que criar as condições para que os empresários nacionais melhorem as suas actividades. Existem vários programas que estão a contribuir para o desenvolvimento do país, por isso aconselhamos os empresários a estarem filiados em associações ou cooperativas”, referiu.
Por sua vez, o gestor da fábrica, Rui Teixeira, sublinhou que as salinas do Porto-Amboim produzem mensalmente 700 toneladas de sal iodizado, quantidade que satisfaz a demanda do mercado.
Fez saber que a salineira necessita de um financiamento de três milhões de dólares para a compra de equipamentos e melhorar as condições de trabalho, permitindo assim o aumento da produção e do número de trabalhadores.
As Salinas Rui Teixeira contam com 70 trabalhadores.
O município do Porto-Amboim possui uma população estimada em cerca de 200 mil habitantes e dista a 65 quilómetros da cidade do Sumbe, capital da província.