Zango - A ministra-conselheira da embaixada dos EUA em Angola e Saõ Tomé e Principe, Mary Emma Arnold, disse hoje, em Luanda, que o seu país vai continuar apoiar os objectivos de Angola na atracção de investimento estrangeiro e na promoção do comércio e diversificação económica.
A também chefe-adjunta da missão diplomática dos EUA em Angola, visitou a Zona Económica Especial (ZEE) com objectivo de constatar as potencialidades e os projectos de investimento, assim como indicar potenciais parcerias de negócios em áreas que constituem oportunidade de negócios.
A diplomata considerou proveitosa e importante a visita da sua delegação, porque visou o reforço das já existentes relações entre ambos países, nos mais variados domínios, com apoio das empresas americanas interessadas em investir em Angola.
Ressaltou, igualmente, que algumas das acções do seu governo à nova iniciativa de comércio e investimento para a África tem parceria com o agronegócio em Angola, ajudando, deste modo os investidores desse sector a ultrapassarem as barreiras de exportação dos seus produtos para novos mercados, incluindo os Estados Unidos da América.
Para si, a ZEE poderá ser um instrumento importante na aceleração do desenvolvimento económico e na geração de emprego, pois como frisou, zonas como esta impulsionam a economia no mundo e em África, em particular, não foge à regra.
Anunciou, por outro lado, que dentro de um mês uma corporação financeira do seus país, em parceria com a iniciativa “Prosper África”, estará em Luanda para identificar projectos, através dos quais, poder-se-ão apoiar investimentos em áreas como da saúde, recursos minerais, agricultura, entre outros sectores a da economia.
Neste sentido, a diplomata aconselhou a continuar a se combater a corrupção e ter-se um ambiente de negócio transparente, daí que o seu governo trabalha para fortalecer a governação, a prestação de contas e a capacidade da gestão de finanças públicas em instituições chaves.
Considera as relações Angola/Estados Unidos “muito sólidas” e que o seu país continuará a encontrar formas para fortalecer a parceria estratégica e cumprir com as metas partilhadas, voltadas para a segurança, prosperidade e boa governação.
A diplomata visitou, nesta sua deslocação à ZEE, as fábricas “Galvostahi, vocacionada ao fabrico de torres de telecomunicações, estruturas metálicas, como pedonais, cisternas de água, contentores, bem como a fábrica de meios hospitalares, com destaque para gases. DSM/DP/PPA