FADA financia projectos de agronegócio de estudantes do ITA no Cuanza Norte

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quinta, 27 Julho de 2023 | 19h03

Ndalatando- O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) vai financiar com cinco milhões de kwanzas, cada projecto de agronegócio de jovens estudantes do Instituto Técnico Agrário (ITA) do Cuanza Norte.

O facto foi anunciado esta quinta-feira, em Ndalatando, Cuanza Norte, pela presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela da Costa Maria, no acto de assinatura de contratos de financiamento com 100 estudantes daquela instituição de ensino.

Informou que cada projecto será contemplado com cinco milhões de kwanzas, sendo 50 por cento para a aquisição de sistemas de irrigação gota-a-gota, incluindo assistência técnica, e o restante para insumos agrícolas.

O acto marcou o início da operacionalização do memorando de entendimento entre as duas instituições, que visa a concessão de crédito aos estudantes do ITA.

O crédito agrícola será reembolsável em  três anos, com  um ano de carência.

Segundo a responsável, o  memorando de entendimento entre o FADA e o ITA do Cuanza Norte envolve a cooperação no domínio da agricultura, baseada na capacitação técnica dos jovens estudantes.

Compreende, ainda, a concessão de financiamento para projectos agrícolas, após avaliação criteriosa das várias iniciativas de negócio apresentadas pelos interessados.

Com este memorando, adiantou, o FADA perspectiva ganhos significativos para a comunidade estudantil, por via da promoção do empreendedorismo e facilidades de acesso aos novos mecanismos de apoio ao agronegócio.

A iniciativa enquadra-se nas estratégias do Executivo de combate à fome e a pobreza, fomento do auto-emprego, empoderamento juvenil, expansão da base tributária, substituição das importações por via do aumento da produção interna, além da segurança alimentar.

Salientou que o FADA está engajado na prossecução de objectivos estratégicos para a actividade produtiva, criando espaços para a participação activa dos jovens no fomento da agricultura, através da concessão de créditos com taxas atractivas.

Por seu turno, a vice-governadora do Cuanza Norte para a área Política, Social e  Económica, Luzia da Silva José, destacou o impacto do memorando na capacitação de jovens estudantes para promoção de iniciativas de negócio no sector agrícola.

Sublinhou, ainda, o impacto do mesmo no fomento do auto-emprego, da auto-suficiência alimentar e combate à fome.

Na ocasião, os estudantes beneficiários agradeceram a iniciativa do FADA e manifestaram-se dispostos a honrar os objectivos que levaram à criação do projecto, de modo a contribuírem nas acções do Governo de aumento da produção nacional e reforço da segurança alimentar. Lj/DS/CRB

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+