Luanda - Cinco estudantes universitários angolanos, vencedores do programa de treinamento e intercâmbio cultural, denominado Sementes do Futuro (Seeds for the Future 2024), vão beneficiar de uma formação sobre telecomunicações e tecnologias de informação, em Setembro próximo, na República Popular da China.
O programa de treinamento é uma iniciativa da multinacional de telecomunicações Huawei, em parceria com a empresa angolana de telefonia móvel Unitel, com vista a fornecer aos estudantes universitários conhecimentos avançados de novas tecnologias e desenvolver talentos locais.
Neste ano, o programa lançado em 2019, em Angola, já formou 39 estudantes universitários, com conhecimentos avançados sobre novas tecnologias, todos distinguidos está terça-feira, em Luanda, com certificados de participação.
Durante a cerimónia de encerramento do curso e entrega de certificados, foram distinguidos os estudantes João Caholo, Isaac Ndalo, Luriane Fernandes, Paulo Muhongo e Cleusia dos Anjos, com o prémio máximo, ou seja, uma viagem à China.
Além da distinção dos também considerados “cinco estrelas do futuro”, a cerimónia ficou ainda marcada pela apresentação de um projecto tecnológico virado para os transportes colectivos urbanos, designado “Tuendenawa”, dialecto local que significa vamos bem.
Trata-se de um projecto que visa a criação de uma rede de transportes colectivos urbanos exclusiva para estudantes, a fim de desafogar as enchentes nas paragens de autocarro.
A propósito, a administradora executiva da Unitel, Eliana dos Santos, disse que a sua instituição desenvolve, desde 2016, programas de responsabilidade social com foco em aplicar os seus meios em competências fundamentais, para gerar mudanças na geração actual e futura, garantindo a inclusão digital e empoderamento dos jovens.
Por sua vez, a gestora de projetos da Huawei, Violante Amaro, que falava à ANGOP, destacou o potencial dos jovens angolanos no ramo das TIC.
“Fui mentora do Seeds for the Future e posso dizer que os 39 estudantes estavam qualificados para isso. Foi algo muito difícil ter que selecionar apenas cinco”, disse.
No final da cerimónia, os participantes manifestaram o seu agrado pela formação, realizada durante cinco dias.
De acordo com Cleusia dos Anjos, é uma honra poder fazer parte dos cinco e ir à China.
A jovem destaca que pretende, fruto do seu potencial tecnológico, ajudar Angola e o mundo.
Já o estudante Pedro Muhongo enalteceu o papel da Huawei e realçou o desejo de conhecer a República da China, país de referência no mundo das tecnologias.
Sementes do Futuro é um programa oficial de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) da Huawei que já alcançou 139 países e regiões em todo o mundo, envolvendo mais de 15 mil estudantes. LIL/QCB