Dundo – O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Dos Santos, anunciou esta quarta-feira, no Dundo, província da Lunda-Norte, a implementação de um programa de capacitação de quadros da Administração Local, que deverão identificar ou detectar a formação de ravinas.
O governante fez este anúncio durante o acto de consignação de obras de contenção e estabilização de duas ravinas na cidade do Dundo, sublinhando que a medida visa evitar a progressão de ravinas em formação e permitir intervenções urgentes.
O programa define que todas as ravinas que já estão em estado de progressão, deverão ser da responsabilidade do Gabinete de Engenharia , mas todas aquelas em formação, estarão sob alçada dos órgãos locais.
Para além da formação, prosseguiu, o Executivo prevê dotar de meios técnicos e equipamentos as administrações municipais , governos provinciais , para intervenções pontuais nas ravinas em estado de formação, para evitar o seu agravamento e custos avultados aos cofres do Estado.
Fez saber que o plano de obras emergências e contenção de ravinas no país, contempla actualmente 742 erosões, das quais 98 na Lunda-Norte.
Das 98 ravinas catalogadas na Lunda-Norte, preocupam nove que estão ao longo da Estrada Nacional 225, que ligam a província ao resto do país.
Actualmente estão a ser intervencionadas sete das 98 ravinas na Lunda-Norte.
Estradas
Por outro lado, anunciou que está em aprovação um programa de conservação e manutenção das estradas nacionais, secundárias e terciárias, que se consubstanciam na formação de brigadas.
Segundo Carlos Dos Santos, as brigadas serão formadas nas comunidades e terão meios técnicos para os trabalhos de conservação e manutenção de distintas vias de acesso.
A malha rodoviária de Angola é de 80 mil quilómetros, das quais 27 mil são nacionais. HD