Especialistas da OPEP analisam comportamento da indústria petrolífera

     Economia           
  • Luanda     Quarta, 03 Fevereiro De 2021    00h05  
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro de Azevedo
Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro de Azevedo
Ana Bela Fritz

Luanda - A 26ª sessão do Comité Ministerial Conjunto de Monitoramento do Grupo OPEP e parceiros reúne-se esta quarta-feira, em Viena (Áustria), para analisar o comportamento da indústria petrolífera em Janeiro último, sob a presidência rotativa de Angola.

A reunião analisa a evolução do mercado global de petróleo, seus níveis de conformidade e perspectivas para os meses seguintes, com intervenções do príncipe saudita Addul Aziz Bin Al Salman, do vice-primeiro Ministro russo, Alexandre Novak, e do ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

“O Grupo OPEP+ (OPEP e parceiros Não-OPEP signatários da Declaração de 2016 – DOC) decidiu, no seu encontro de 30 de Novembro de 2020, reunir mensalmente o comité de especialistas que acompanha a evolução do mercado petrolífero nas suas vertentes oferta e preço, que satisfaz o produtor e consumidores”, indica uma nota da organização.

Nesta 26ª sessão do Comité Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC, sigla em inglês), o príncipe saudita e o vice-primeiro Ministro russo vão intervir como co-líderes da OPEP+, enquanto o ministro angolano discursa na qualidade de presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleos (OPEP).

Angola assumiu, em Novembro deste 2020, a presidência da Conferência de Ministros da OPEP, órgão fundado a 17 de Setembro de 1970, em Bagdad (Iraque), e foi admitida como membro de pleno direito, em 2006.

O país africano prevê passar a sua produção diária actual de mil 249 milhões de barris de petróleo, para mil 267 milhões, no próximo mês, perspectivando atingir mil 319 milhões de barris/dia no final de 2021.



Tags



Notícias de Interesse

Chefe de Estado deixa Seul 

Terça, 30 Abril De 2024   12h26

PR recebe estudantes angolanos na Coreia

Segunda, 29 Abril De 2024   12h04

Angola pede instalação de fábricas sul-coreanas

Segunda, 29 Abril De 2024   11h02

+