Talatona - Os laboratórios do Instituto Geológico de Angola (IGEO), afecto ao ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás estão, desde terça feira, a ser avaliados por especialistas dos serviços de acreditação da China (CNAS) para que tenham o reconhecimento internacional.
O processo de acreditação começou terça e termina quinta-feira (6), período em que os peritos farão avaliação técnica, analítica e os procedimentos de gestão e opinião sobre os laboratório, sendo que após a finalização vão emitir um parecer e acreditação com logótipo do CNAS e da instituição Mundial de laboratórios científicos.
O IGEO tem até ao momento 56 métodos de investigação geológica acreditados, um passo “importante” para o sector mineiro e para diversificação da economia, disse a chefe do laboratório Geocientífico de Luanda, Mónica Monteiro.
De acordo com Mónica Monteiro, que falava à imprensa, durante uma visita dos CNAS ao IGEO, nesta fase serão avaliados os laboratórios geocientíficos de Luanda com 18 metodos, Lubango nove e Saurimo dois.
Nesta acreditação, sublinhou, espera-se aumentar o escopo de acreditação, destacando que as empresas a nível internacional primam por laboratórios certificados.
“ Acreditação trará uma mais-valia para o sector e na diversificação da economia”, disse.
Por sua vez, o administrador para Área Técnica do IGEO, Américo Victorino, considerou acreditação um passo importante não só para o IGEO e Ministério de Recursos Minerais Petróleo e Gás, mas para todos os angolanos.
Os métodos de investigação geológica consistem em procedimentos que visam decifrar as características principais do solo quanto aos parâmetros físicos, químicos e biológicos para dessa forma possibilitar o seu uso e ocupação.
A delegação do CNAS ,que avalia os laboratórios geocientíficos, é composta por responsáveis para a área de gestão de Laboratório, geoquímica, mineralogia e pela área de Preparação Física.
A primeira avaliação foi realizada em simultâneo nas três infra-estruturas do IGEO, no ano de 2021 e, na circunstância, o Serviço Nacional de Acreditação da China para Avaliação de Conformidade (CNAS) certificou e acreditou métodos de ensaios para amostras de água, solos, sedimentos, minerais e rochas, aplicados nos três laboratórios geocientíficos do IGEO, nomeadamente os de Luanda, Saurimo e Lubango.GIZ/MAG