Equipas do Censo Piloto já em actividades no Uíge

     Economia              
  • Uige • Segunda, 07 Agosto de 2023 | 16h36
Brigadistas do Censo Piloto 2023 (ilustração)
Brigadistas do Censo Piloto 2023 (ilustração)
Júlio Vilinga-ANGOP

Uíge – Sete equipas, num total de 36 agentes de campo, supervisores e recenseadores, iniciaram hoje, segunda-feira, nos municípios do Songo e Buengas, na província do Uíge, as actividades do Censo Piloto da população e habitação na região.

O censo piloto consiste na avaliação e capacitação dos técnicos do INE, a fim de analisar os prós e os contras antes da realização, no próximo ano, do Censo oficial.

Em declarações à imprensa, o responsável provincial do Instituto Nacional de Estatística (INE) no Uíge, Osvaldo Neves José, explicou que três equipas vão trabalhar na localidade dos Buengas, enquanto outras quatro estarão no Bembe, num período de 30 dias.

Sobre as condições técnicas e logísticas, Osvaldo Neves José garantiu estarem criadas, tendo adiantado que os resultados serão importantes para a realização, em 2024, do Censo Geral da População e Habitação.

Em relação ao inquérito de indicadores múltiplos de saúde, que também teve início esta segunda feira, no bairro do Quituma, na sede provincial, explicou que visa disponibilizar informações actualizadas sobre fecundidade, mortalidade (infantil e adulta), saúde reprodutiva, prevalência do HIV/sida, hepatite B, malária, anemia entre outras infecções transmitidas sexualmente.

Para este inquérito, disse que estarão a trabalhar 10 equipas, entre supervisores de campo, inquiridores, cartógrafos, técnicos de saúde e outros técnicos que irão percorrer, durante cinco meses, 37 aldeias da província do Uíge.

Em função da realização dessas duas actividades, apelou à população local a colaborar com os agentes inquiridores na recolha de informação, visando uma melhor planificação, estatística credível, assim como avaliar o progresso do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS 2012-2025).

O Censo Piloto 2023 abrange as províncias do Uíge, Bié, Cuando Cubango, Cunene, Luanda, Lunda-Norte e Bengo. EP/JAR



Tags


+