Luanda - A 37ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA/2022) encerrou hoje, segunda-feira, o seu terceiro dia com a abordagem dos projectos de energias renováveis e a implementação da Lei de Conteúdo Local no sector petrolífero.
A féria, com uma média estimada de quatro mil visitantes/dia, brindou os presentes, com os temas "Conteúdo Local no sector petrolífero e oportunidades de negócios", " Produtos financeiros para o sector real” e culminou com análise " A inclusão digital como factor de crescimento da economia".
No decurso da abordagem dos temas, a coordenador do núcleo de Conteúdo Local da Agência Nacional de Petróleo e Gás ( ANPG), Maura Nunes, disse que a regulamentação dos regimes de Preferência e Exclusividade do Conteúdo Local no sector petrolífero trouxe maior abertura para empresas nacionais investirem no sector , no quadro da prestação de serviços e bens.
Quanto aos produtos financeiros, a subdirectora do Gabinete de Acompanhamento do Crédito do Banco Nacional de Angola (BNA), Ângela Nunes, frisou que cerca de 718, 64 mil milhões de Kwanzas foram efectivamente desembolsados ao sector real da economia, desde 2019, pela banca comercial por via dos instrutivos do BNA.
Hoje, comemorou-se o Dia do Sector dos petróleos, pelo que o secretário de Estado para Recursos Minerais, Jânio Júnior Victor, percorreu os diversos stands das empresas petrolíferas presentes na feira, prestigiando o acto.
Na ocasião, Jânio Victor disse que o processo de transição energética para energias renováveis ( fotovoltaica) no país, torna- se imprescindível e necessária para o desenvolvimento que se quer de Angola.
Reiterou que a Sonangol já trabalha na Huíla, Cabinda,Namibe e Cuanza Sul em projectos para produzir energias renováveis, desde o princípio deste ano.
Na 37ª edição da FILDA, que decorre de 16 a 20 de Julho, na Zona Económica Especial (ZEE), muitos visitantes procuravam os serviços bancários, de seguros , telecomunicações e a restauração.
A Feira Internacional de Luanda, que congrega 629 expositores nacionais e estrangeiro, encerrou com momentos de entretenimento, com a promoção de jogos da sortes, bem como perguntas e respostas, promovido pelos bancos comerciais e empresas de seguros.
A FILDA é um evento promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), em parceria com a empresa Eventos Arena.
A primeira Feira Internacional de Luanda realizou-se em 1983, há 39 anos.