Matala – A expansão da rede de energia eléctrica no município da Matala, província da Huíla, está a estimular o pequeno comércio na periferia da vila, onde surgem lojas que reduzem o esforço dos habitantes na aquisição de bens e serviços.
A nova rede chegou no início do ano através do Programa de Combate à Pobreza e beneficia mais de 30 mil habitantes dos bairros Mevayela e Kandjanguitty, na comuna de Micosse.
Apesar de ter a principal barragem de produção de energia para a Huíla, a Matala teve a distribuição do produto circunscrita ao casco urbano até 2022, altura em que começaram a ser ensaiadas essas mudanças, no quadro do projecto do Governo de extensão e construção de novas infra-estruturas de distribuição de energia eléctrica.
Paulo Sangueve, morador da Meyavela há 12 anos, disse que o comércio é o segmento que mais ganhou, dada a possibilidade de conservação de frescos.
Maria verdade Capessa, vive no bairro há seis anos, e afirmou que para além da rede domiciliar, o bairro foi contemplado com a iluminação pública, o que está a reduzir a acção dos bandidos no período da noite, e a incentivar os empreendedores a instalar pequenas industrias moageiras e padarias.
O coordenador do bairro Mevayela, Nambalo Pedro, informou que para além de trazer novos investimentos que estão a melhorar as condições de vida da população, há o reforço do sentimento de segurança nos habitantes.
Afirmou que o bairro, com mais de 30 anos de existência, “ganhou vida” para além das 18h00, o que movimenta a economia das famílias, e disse que desde que a energia chegou, novos habitantes começaram a aderir ao bairro, onde são notáveis novas construções de habitações.
O município da Matala dista a 180 quilómetros a Leste do Lubango, sede da província da Huíla, e tem uma população estimada em 310 mil habitantes distribuídos por quatro comunas. MS