Quibala – Dez mil famílias no município da Quibala, província do Cuanza-Sul, vão beneficiar, entre Novembro e Dezembro próximo, de electricidade da subestação de 25 MVA que está a ser instalada na localidade.
O anúncio foi feito pelo director da ENDE no Cuanza-Sul, Domingos Bambi, no final de uma visita da governadora provincial, Mara Quiosa.
A nova subestação da Quibala vai permitir a desactivação da subestação móvel de 220/30 Kv - 10 MVA, que permitiu três mil e 427 ligações domiciliares e, consequentemente, a sua montagem no município do Ebo.
De acordo com o director, “estamos a falar de uma potência de 25 MVA que vai trazer benefícios para as famílias na Quibala, o que quer dizer que, ao nível da região, o mesmo projecto vai permitir que 10 mil famílias estejam ligadas à rede pública”.
“Actualmente estamos a fornecer energia eléctrica à Quibala por meio de uma subestação provisória e com a nova subestação vai permitir que mais famílias estejam interligadas a energia eléctrica”, reiterou.
Na mesma senda, disse que, no âmbito do projecto de electrificação rural, na sua segunda fase na Quibala, está em curso a instalação de 34 postos de transformação para famílias que nunca tiveram energia eléctrica antes da independência nacional, bem como a iluminação pública, tornando-se isto “um grande ganho”.
De acordo com o empreiteiro, João da Silva, “temos aqui duas subestações, uma que faz a transformação da alta para média tensão e outra que faz da média para distribuição, no qual uma sob gestão da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) e outra da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).
No entanto, referiu que a mesma "vai suprir as necessidades actuais, porém ela prevê já a ampliação e duplicação da capacidade no futuro, porque sabemos que a Quibala e tem um forte crescimento”.
“Estamos a instalar 25 megawatts e vão substituir os 10 megawatts existentes actualmente”, esclareceu.
Na ocasião, a governadora provincial do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, declarou que “trata-se de um sinal de muito trabalho por parte do Executivo que vai beneficiar mais famílias, bem como assinalar as ligações a grandes fazendas na Quibala”.
“Isto demonstra a preocupação que temos, igualmente, para com o sector produtivo no domínio da energia eléctrica para que sejam substituídos os grupos geradores”, disse.
Acrescentou que “levar energia às fazendas permitirá que os produtores tenham menos custos de produção e que poderá, eventualmente, reflectir-se na redução dos preços ao consumidor final”.
O município da Quibala conta com uma população estimada em 173 mil e 576 habitantes (116 mil e 672 residem na sede municipal), distribuídos pelas comunas Sede, Ndala Cachibo, Cariango e Lonhe, ocupando uma extensão territorial de 10 mil e 280 quilómetros quadrados. LC/SC