Luanda – Os sectores da energia, ambiente e a temática sobre as alterações climáticas, são apontados como as prioridades da visão estratégica da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com vista o desenvolvimento sustentável desta região.
Segundo o secretário executivo da comunidade, Zacarias da Costa, que falava durante 1º Seminário de Energia e Clima da CPLP, organizado esta semana pelo Governo de São Tomé e Príncipe, é necessário que se desenvolva actividades que promovam a partilha de conhecimento, para fomentar a cooperação intercomunitária.
Por seu turno, a directora da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), Isabel Abreu, considerou a realidade do sector energético como transversal para todos países da CPLP, reflectindo-se em desafios e oportunidades para a comunidade lusófona.
Já o representante permanente de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, Esterline Gonçalves Género, disse que a problemática da transição energética afigura-se cada vez mais urgente, sendo necessária uma conjugação de esforços individuais e colectivos para encontrar soluções efectivas de sustentabilidade ambiental.
O 1º Seminário da Energia e Clima da CPLP, realizado em Lisboa, Portugal, esteve centrando no papel do investimento privado, com objectivo de dinamizar a cooperação e o diálogo entre entidades públicas e privadas dos países membros.
Identificar as oportunidades do financiamento climático e discutir o papel regulatório para a implementação de projectos de transição energética também faz parte dos objectivos do evento.
No evento, Angola esteve representada pelo presidente do Concelho de Administração da PRODEL, Pedro Afonso, e administrador da ANPG, Artur Custódio, para além participação de outros representantes dos Estados-Membros da CPLP.
Trata-se do primeiro de uma série de seminários que visa fomentar a partilha de experiência e o intercâmbio de boas práticas entre os países da CPLP, no âmbito da transição energética, bem como promover a complementaridade público-privada de recursos financeiros em projecto de energia sustentável.
O 2º Seminário está previsto para o dia 10 de Outubro de 2024, na cidade da Praia, Cabo Verde. ML/QCB