ENDIAMA prevê 8.3 milhões de quilates de diamantes

     Economia              
  • Lunda Norte • Quinta, 08 Agosto de 2024 | 19h03
Diamantes produzidos em Angola
Diamantes produzidos em Angola
Pedro Parente

Dundo - A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA E.P.), prevê para o segundo semestre deste ano, uma produção de 8.3 milhões de quilates de diamantes.

No primeiro semestre deste ano Angola produziu 5.7 milhões de quilates de diamantes, com um défice de 1.4 milhões, representando 80 por cento das metas preconizadas. 

Em declarações à imprensa, no final do workshop de balanço da produção de diamantes, o director de operações mineiras e gestão de participação da ENDIAMA E.P., Miguel Vemba, realçou que a produção permitiu receita avaliadas em cerca de 600 milhões de dólares norte-americanos. 

Disse que os níveis de facturação “estão muito abaixo daquilo que se perspetivava, por conta da quebra de cerca de 30 a 40 por cento do preço do diamantes no mercado mundial”. 

Reiterou que para este ano , a meta é produzir 14.6 milhões de quilates de diamantes e facturar dois mil milhões de dólares norte-americanos. 

Em 2023, Angola produziu 9.7 milhões de quilates, com uma receita avaliada em 1.5 mil milhões de dólares. 

A ENDIAMA controla actualmente 24 projectos em produção e 54 em prospeção. Este ano está prevista a entrada em funcionamento da mina do Mukita, localizada no município de Lucapa, província da Lunda-Norte. HD 





+