Luanda – A Endiama está a preparar o processo para a sua certificação em “ISO 9001”, uma referência internacional para certificar Sistemas de Gestão da Qualidade do produto ou serviços da diamantífera angolana.
O anúncio foi feito na terça-feira, em Luanda, pelo director do Gabinete de Normalização, Auditoria, Compliance e Controlo de Qualidade da Endiama, Mário Tunga, que perspectivou a concretização desse desafio dentro de um ano.
A certificação com a ISO 9001 reconhece o esforço de uma determinada empresa assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, assim como a satisfação dos seus clientes, assegurando não só a sua fidelização, mas a sua própria competitividade e sustentabilidade.
Em declarações à ANGOP, à margem do III Fórum Anual de Fomento ao Compliance, promovido hoje, pela empresa de consultoria NF-CONFOJUR, o responsável adiantou que esse processo contempla, igualmente, a certificação da empresa em “ISO 37001” e, posteriormente, a “ISO 14001”, sendo este último a precisar ainda de algumas afinações internas.
A ISO 37001 é uma norma que foi concebida para que as organizações/empresas tomem medidas proativas, com vista a prevenir o suborno e a corrupção, ou seja, a ferramenta foi criada para ajudar as organizações a identificar a corrupção e fomentar uma cultura de repúdio ao suborno, ao especificar os requisitos da implementação bem-sucedida de um Sistema de Gestão Anticorrupção (SGA, sigla inglesa).
Enquanto isso, a ISO 14001 é uma norma que estabelece diretrizes básicas para o desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental correcto, dentro de uma empresa, visando a sua conformidade com a realidade do empreendimento.
Por isso, considerou de crucial importância o processo de certificação da Endiama com essas normas, por serem uma das principais ferramentas que permitem captar mais parceiros e investidores que, consequentemente, vão dinamizar a actividade do sector mineiro no país.
“Actualmente, as grandes multinacionais tencionam trabalhar apenas com empresas ou entidades que tenham o compliance bem afinado e que estejam efectivamente certificadas, porque a certificação é uma forma de mostrar que uma determinada empresa está comprometida com as boas práticas, transparência, gestão prudente e sã”, clarificou.
Por outro lado, Mário Tunga destacou também que a Endiama trouxe para a sua nova estrutura orgânica o eixo do compliance, uma das ferramentas que tem ajudado a empresa a cumprir, escrupulosamente, com os requisitos normativos e legislativos, permitindo assim a afinação dos mecanismos de controlo interno.
Com esse instrumento, avançou, a diamantífera estatal passou a divulgar cada vez mais a legislação que deve ser obedecida, o que permitiu ter um “filtro” com as operadoras do sector mineiro nacionais e internacionais, dando possibilidades para seleccionar fornecedores idóneos e com mais-valia.
Disse que a aplicação do compliance permite, igualmente, fazer um “Due Diligence” (investigação e análise de informações de uma determinada empresa), para conhecer melhor o estado operacional de cada empresa do sector mineiro.
Com isso, prosseguiu, Angola dá mostras ao mundo que cumpre rigorosamente com a transparência e boas práticas internacionais.
Sob o lema “Adopção de medidas ambientais e sustentáveis no sector de recursos minerais e petróleos”, o III Fórum Anual de Fomento ao Compliance, teve como objectivo a promoção da abrangência multidisciplinar do Compliance para as organizações e o país.
O evento juntou distintos especialistas que abordaram temas como “Transparência e compliance para a presença efectiva das empresas nacionais e qualificação da mão-de-oqbra nacional no sector de recursos minerais e petróleos”, “Sistema Financeiro e o sector de petróleo e recursos minerais” e “Energias renováveis: Desafios, regulamentação e perspectivas”.
A NF-CONFOJUR, empresa promotora do fórum, dedica-se à realização de eventos para apoiar as empresas na prevenção de perdas financeiras, provocadas pela inconformidade com normas legais e éticas, contribuindo para a concepção de um ambiente empresarial íntegro e juridicamente seguro. QCB/AC