Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Endiama e Gabinete Espacial reforçam parceria

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 24 Maio de 2023 | 11h46
Satélite Angolano Angosat-2(Foto ilustração)
Satélite Angolano Angosat-2(Foto ilustração)
Cedida

Luanda – A Empresa de Diamantes de Angola (Endiama) pretende reforçar parcerias, num futuro breve, com o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), gestor do ANGOSAT-2.

No quadro das estratégias do sector diamantífero, uma delegação do Conselho de Administração da Endiama, chefiada pelo seu presidente, José Manuel Ganga Júnior, visitou, esta terça-feira, o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais do GGPEN.

O laboratório dispõe de serviços ligados à Tech-Ecologia, vocacionada para a monitorização de derrames de petróleo, Tech-Gest (averiguação de infra-estruturas e obras de construção) e a Tech-Agro (observação da produtividade agrícola).

Acompanhada pelo director-geral do GGPEN, Zolana Rui João, a delegação inteirou-se das potencialidades do laboratório, no que diz respeito aos estudos tecnológicos desenvolvidos pelos especialistas angolanos.

A comitiva percorreu as salas de pesquisa, os laboratórios e as oficinas, onde recebeu explicações sobre os projectos desenvolvidos no âmbito do Programa Espacial Nacional, bem como as valências e os benefícios do satélite ANGOSAT-2.

Na ocasião, Ganga Júnior afirmou que a Endiama pretende contar com os especialistas do Gabinete Espacial, no quadro das metas que a empresa almeja alcançar nos próximos anos nos domínios da pesquisa, exploração de diamantes e outros serviços

A Estratégia Espacial Nacional, aprovada pelo Decreto Presidencial n.º 85/17, de 10 de Maio, baseia-se em cinco principais pilares, nomeadamente, desenvolvimento do segmento espacial e terrestre, programas de capacitação humana, criação e crescimento da indústria espacial angolana, afirmação internacional e política espacial. NE

 





Notícias de Interesse

Luanda City e Petro fecham 5ª jornada do Girabola

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 20h20

Economista recomenda produtos nacionais na quadra festiva

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 20h15

Sagrada Esperança goleado no Egipto

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 20h00

Malanje reduz índice de HIV/Sida

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 19h44

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+