Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ENDIAMA assina acordo colectivo com sindicato dos trabalhadores

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 03 Agosto de 2023 | 07h24
Assinatura do Acordo coletivo da Administração da Endiama e o Sindicato dos Trabalhadores da Mesma empresa
Assinatura do Acordo coletivo da Administração da Endiama e o Sindicato dos Trabalhadores da Mesma empresa
Nelson Malama - ANGOP

Luanda - A ENDIAMA celebrou hoje um acordo colectivo com a comissão sindical de trabalhadores da empresa para permitir definir regras de relacionamento entre as partes e melhorar as condições de vida da força de trabalho.

Rubricou o acordo colectivo, pela entidade patronal, o presidente do Conselho de Administração da Endiama, Ganga Júnior, e pelo sindicato dos trabalhadores, o segundo secretário, Rodrigo Manuel.

Na ocasião, o PCA da empresa referiu que recebiam, periodicamente, o caderno reivindicativo onde os trabalhadores manifestavam maior atenção da entidade patronal, formas de se obter melhores condições de trabalho e salariais.

Para chegaram ao acordo, disse o gestor, trabalharam durante certo período de tempo, redefinindo mecanismos que contemplam as remunerações dos trabalhadores, tendo em conta a inflação e índice de preços.

“Há que se mudar ou reajustar os salários dos trabalhadores, sublinhou Ganga Júnior, após o acordo colectivo de trabalho.

Precisou que o acordo prevê a melhoria da condições de trabalho e salariais, assim como a estabilidade dos trabalhadores, mesmo após a reforma.

Para a concretização do acordo, explicou que primeiro vão tratar da saúde das pessoas, para permitir que os trabalhadores em idade avançada tenham qualidade de vida, isto é, assistência médica e medicamentosa, incluindo os seus descendentes.

Um segundo ponto, avançou o PCA da diamantífera angolana ENDIAMA, é a constituição de um fundo privativo de pensões, no sentido de os trabalhadores terem mais uma renda, após vida laboral activa, que será suportado seis por cento pela empresa, e a outra parte pela força de trabalho.

De acordo com o PCA, os pontos elencados no acordo entram imediatamente em vigor." As acções estão todas em curso, como por exemplo, a questão médica e medicamentosa, que já existe e continuará a existir, e o fundo de pensões, que começou a vigorar em Janeiro do corrente ano".

Por seu lado, o segundo secretário do sindicato dos trabalhadores, Rodrigo Manuel, disse que do caderno reivindicativo constavam 18 pontos, tendo restado apenas um ponto que já está a ser tratado.

"Quase todos os pontos foram atendidos, com excepção de um que está a ser tratado. Nesse caso só temos que estar felizes e aguardar a efectivação do ponto relativo às assimetrias salariais", manifestou o sindicalista.

O processo para implementação do referido acordo, entre a ENDIAMA e os trabalhadores levou quatro anos para ser efectivado, fruto de encontros exaustivos entre as partes.

A ENDIAMA E.P., fundada a 15 de Janeiro de 1981, é uma empresa nacional vocacionada para prospecção, exploração e comercialização de diamantes.JAM/PPA





Notícias de Interesse

Angola e ONU abordam paz e segurança nos Grandes Lagos

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h29

Angola e Reino Unido reforçam cooperação

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h06

UNITEL vence prémio FESTIPUB 2024

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h46

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+