Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ENDE trabalha para expansão da rede eléctrica no país

     Economia              
  • Benguela • Quarta, 01 Março de 2023 | 19h29
Presidente do Conselho Administrativo da ENDE, Helder de Jesus Garcia
Presidente do Conselho Administrativo da ENDE, Helder de Jesus Garcia
Francisco Miudo-ANGOP

Lobito - A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) espera mobilizar, dentro de dois a três meses, recursos financeiros para executar projectos referentes à expansão da rede de baixa e média tensão a nível do país, soube a ANGOP, esta quarta-feira.

O Presidente do Conselho de Administração da ENDE, Helder Adão, que se encontra em Benguela no âmbito do Conselho de Direcção Alargado da empresa, disse hoje à imprensa que a taxa de electrificação no país está a 43 por cento.

"Ainda é muito baixa, mas temos perspectivas de realizar muitas acções para mudar o quadro", afirmou o PCA.

Explicou que neste momento a empresa está a consolidar aspectos administrativos, definindo os escopos a priorizar.

Sobre as províncias melhor servidas em termos de energia eléctrica, Helder Adão apontou aquelas que estão ligadas ao sistema nacional de transporte.

Para as outras, como as do leste, está em perspectiva a reabilitação da barragem de Luaximo, na Lunda Sul, que vai aumentar a oferta naquela zona.

"Vamos construir centrais fotovoltaicas naquelas províncias, onde temos o maior número de centrais térmicas", informou.

Segundo ele, as centrais fotovoltaicas vão aumentar consideravelmente a capacidade de oferta. Já as centrais térmicas causam muito desgaste por serem máquinas rotativas e com muitas avarias.

Questionado sobre as ligações ilegais, conhecidas como "gatos", disse que só existem por causa do déficit de electricidade nas referidas zonas e a direcção da empresa tem consciência do facto.

Em relação às dívidas de clientes, embora não tenha se referido a valores,  confirmou que ainda é elevada, tanto para particulares como no segmento empresas. 

"A ENDE tem estado a negociar para dar uma oportunidade aos clientes e também para estar mais próximos deles", assegurou.

A província de Benguela foi escolhida pela empresa para albergar, durante dois dias, o seu VI Conselho de Direcção Alargado, com início na quinta-feira (02).

Durante o evento, será feita uma análise dos objectivos cumpridos, dos que ficaram pendentes e traçar estratégias para a realização de novos projectos, segundo o PCA. TC/CRB

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+