Luena – A vandalização de meios eléctricos, em Outubro último, provocou um prejuízo avaliado em três milhões de kwanzas à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) na província do Moxico, informou, esta quinta-feira, o chefe de Departamento para área comercial, António Joaquim.
Segundo o responsável que falava à ANGOP, trata-se de vandalização marcada por furto de cabos eléctricos, remoção de contadores nos Postos de Transformação (PTs) e distribuição de armários.
Conforme o responsável, este é um fenómeno que tem crescido cada vez mais nesta região, lamentando a fraca cultura de denúncia da população e da deficiente actuação dos órgãos de segurança nacional, para impedir tais actos.
Além deste acto, disse que a empresa tem ficado prejudicada com a elevada quantidade de dívida dos clientes, que nesta altura está fixada em três mil milhões de kwanzas, sendo que 95 por cento dos alegados devedores encontram-se na cidade do Luena, 2.8 por cento no município do Luau, enquanto Camanongue está com 1.3 por cento.
Disse que há clientes cuja dívida remonta desde 2018, apelando a necessidade destes regularizarem os pagamentos com vista a evitar cortes de corrente elétrica em residências.
“A empresa está aberta para a negociação com os clientes que tencionam liquidar as suas dívidas, que pode ocorrer por prestações”, disse.
A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) possui mais de 22 mil clientes. TC/YD