Saurimo - A Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade (ENDE) na Lunda-Sul prevê instalar, neste ano, cerca de 12 mil contadores pré-pagos, a nível desta província, com o objetivo de reduzir o número de clientes devedores e incentivar o pagamento do consumo de energia eléctrica.
Para concretização desse programa, a empresa pública de electircidade está a desenvolver um programa de instalação de contadores em vários bairros da cidade de Saurimo, capital da Lunda-Sul, segundo o director da ENDE, Cristiano Santana.
Em 2024, a empresa instalou um total de 344 contadores, nos bairros 11 de Novembro, Acampamento, Aldeia Missão, Agostinho Neto, Candembe, Tchicumina, Terra Nova, Txizainga e Verde.
De acordo com a fonte, que falava esta sexta-feira à imprensa, a instalação dos contadores pré-pagos está a contribuir na recuperação de dívidas.
Cristiano Santana fez saber que, actualmente, a empresa controla um total de 32 mil e 809 clientes, dos quais apenas dois mil e 79 utilizam o sistema pré-pago.
Explicou que o sistema pré-pago é uma das vias que a empresa implementou, a nível do país, para se evitar que a dívida dos clientes cresça e permitir o aumento das receitas do Estado.
Por outro lado, referiu que a taxa de electrificação na Lunda-Sul ronda os 62 por cento, facto que exige mais trabalho no sentido de atingir níveis satisfatórios, com a colocação de mais de 40 postos de transformação de energia ainda este ano. MG/QCB