Dundo – A empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) iniciou esta terça-feira, o programa de requalificação da rede de baixa e média tensão do município do Chitato, província da Lunda-Norte, visando a melhoria no fornecimento do produto e a sua expansão.
A informação foi prestada pelo director provincial da ENDE, Zacarias Maria, sublinhando que na primeira fase serão requalificados nove quilómetros nos bairros 14 de Abril, 14 de Abril, Chibale e aeroporto.
O projecto começa a ser executado no bairro aeroporto, onde prevê-se instalar 61 postes de betão de 200 e 400 quilograma-força para uma linha de transporte de dois mil e 927 quilómetros que permitirão 206 novas ligações domiciliares, beneficiando cerca de mil e 236 cidadãos.
Actualmente, o bairro conta com mais de três mil clientes, que têm uma dívida acumulada avaliada em 37 milhões, 564 mil e 255 kwanzas.
Fez que o estado actual da rede de distribuição de energia eléctrica de baixa e média tensão do município de Chitato, capital da província da Lunda-Norte é crítico e condiciona a expansão do produto, daí o projecto de requalificação.
Dívida
Por outro lado, disse que os clientes da empresa têm uma dívida acumulada de 2,5 mil milhões de kwanzas, contraída nos últimos cinco anos.
Trata-se de empresas privadas do ramo do comércio e serviços, clientes particulares (domésticos) e de média tensão, cujas suas dívidas podem ser pagas de forma parcelar e/ou em prestações sem que haja interrupção no fornecimento de energia eléctrica.
Destacou que a dívida acumulada pelos clientes particulares (domésticos) é de 1,5 mil milhões de kwanzas.
A ENDE na Lunda-Norte controla actualmente 23 mil clientes. HD