Lubango – As autoridades da província da Huíla encerraram quatro pontos de pesagem e de compra de material ferroso nos bairros Lalula e Tchioco, arredores do Lubango, após um trabalho de inspecção feito em Agosto último.
Para além da ordem de encerramento, foram apreendidas balanças e multados os promotores, enquanto decorre o processo de instrução para os devidos efeitos criminais, revelou hoje, quinta-feira, o director para o Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Domingos Kalumana.
Em declarações à ANGOP, frisou ser ainda uma actividade desenvolvida aos olhos dos administradores comunais, coordenadores dos bairros, comandantes de esquadras e chefes de sectores das administrações e da polícia.
O trabalho de fiscalização, segundo a fonte, detectou a mudança de endereço de muitas casas de pesagem já encerradas noutros locais anteriormente.
O aumento do número de crianças envolvidas na actividade, segundo o gestor, é uma importante preocupação, pois incentiva o vandalismo.
Outro facto que agrava o problema, disse o director, é a resistência ao exercício da actividade e falsificação de documentos, bem como a inadequação dos locais para o exercício das referidas actividades. EM/MS