Empresas zambianas tencionam implementação de negócios no Moxico

     Economia           
  • Moxico     Sábado, 11 Novembro De 2023    18h07  
Cooperação entre empresários do Moxico e da província Noroeste zambiana
Cooperação entre empresários do Moxico e da província Noroeste zambiana
Cendida - ANGOP

Luena - Cerca de 25 empresas zambianas tencionam implementar negócios na província do Moxico nos ramos da construção de estradas, agricultura, exploração mineira e na banca comercial.

A informação foi passada, este sábado, à ANGOP pelo o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Moxico, Agrione Manuel,  a propósito da participação da realização da Expo Internacional de Solwezi, decorrida na província do Noroeste da Zâmbia, com duração de dois dias, decorrida sob o lema “Promovendo parcerias de negócios para o crescimento sustentável”, que contou com a presença de empresários  do Moxico.

De acordo com o responsável, no final da Expo foi assinado um memorando de cooperação entre as Câmaras de Comércio e Indústria das duas regiões, que visou criar parceria estratégica de cooperação, por formas a permitir aos empresários das duas Províncias  encontrar facilidades na realização de negócios.

Acrescentou que os empresários daquele país vizinho estão igualmente interessados em investir nos ramos da Apicultura e Medicina Natural, na província do Moxico.

Durante o evento, a delegação do Moxico fez exposição de diversos segmentos de negócios, ligados aos sectores da agricultura,  prestação de serviços, assim como da exploração da madeira.

As províncias do Moxico e do Noroeste da Zâmbia realizaram, recentemente, um fórum de cooperação regional e intercâmbio cultural, decorrido de 30 de Outubro a 2 de Novembro, na cidade do Luena.

Acrescentou que o Executivo continua comprometido nas melhores  opções que proporcionem medidas de políticas a serem adoptadas para tornar a economia diversificada, inclusiva, resiliente e próspera, visando o bem-estar dos  cidadãos.

O Executivo angolano tem criado várias políticas de incentivos de atracção de investimento privado, por via da implementação de legislações que permitam  facilidades aos investidores nacionais e estrangeiros em implementar negócios em Angola.

Nesta esteira, as províncias do Moxico e do Noroeste da Zâmbia realizaram, recentemente, um fórum de cooperação regional e intercâmbio cultural, decorrido de 30 de Outubro a 2 de Novembro, na cidade do Luena.

No final do encontro, co-presidido pelos governadores provinciais Ernesto Muangala (Moxico) e Robert Liehfu (Noroeste da Zâmbia), as delegações assinaram vários acordos nos domínios económico, da defesa e segurança, social e cultural.

A província do Moxico possui diversas potencialidades económicas, culturais, turísticas e minerais que continuam “virgens” de exploração, com vista a contribuir para a diversificação económica do país.

Em termos de recursos naturais, a região é rica em madeira, terras aravéis, diversidades de rios, mel e minerais, sendo que já existe empresa na região que está a efectuar estudos de prospecção para dar início ao processo de exploração de minérios no município do Alto Zambeze. TC/YD/YD





+