Luanda – As empresas Mastercard e a Paypay firmaram, recentemente, em Luanda, uma parceria histórica que visa facilitar a inclusão financeira dos cidadãos e trazer milhões de pessoas para a economia digital até 2025, através da oferta de serviços financeiros acessíveis em África.
Segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira, o principal objectivo é fornecer um único ponto de acesso para que pessoas e empresas enviem dinheiro de forma segura e confiável.
Essa colaboração, adianta, integrará a tecnologia da Mastercard com a plataforma inovadora da Paypay, para fornecer serviços de envio de fundos aos utilizadores em todo o continente africano.
O documento avança que a colaboração criteriosa, que integra totalmente a tecnologia de pagamento avançada da Mastercard, com a solução de remessas da Paypay, permitirá também aos consumidores africanos aceder a transacções seguras, rápidas e eficientes a nível local e internacional, com prioridade aos serviços transfronteiriços.
Citado na nota, o director nacional da Mastercard para a África Austral, Gabriel Swanepoel, disse que, ao trabalhar em estreita colaboração com a Paypay, pretende-se elevar o acesso aos serviços financeiros, garantindo envios de fundos e transacções simples e seguras que possam fundamentalmente melhorar vidas e impulsionar o progresso económico.
Através dessa parceria, prosseguiu, a Mastercard continua a apoiar a inovação “FinTech” no Médio Oriente e África (MEA), fornecendo o acesso a um conjunto de ferramentas digitais, tecnologia e uma rede global.
“A parceria com a Mastercard, líder global em pagamentos, representa um marco transformador para a Paypay”, sublinhou.
Já o diretor executivo da Paypay, Wilson Ganga, considerou que a empresa está bem posicionada para um crescimento significativo e pronta para produzir um impacto profundo no panorama financeiro africano.
De acordo com o responsável, a presente colaboração está em vias de estabelecer um novo padrão para os serviços financeiros, impulsionando o crescimento económico e a transformação digital em todo o continente.
Em 2021, a África Subsaariana recebeu aproximadamente 49 biliões de dólares em remessas, de acordo com um estudo do Banco Mundial sobre Migração e Desenvolvimento.
Outros estudos de apoio, de um relatório de 2022 da Mastercard sobre pagamentos sem fronteiras, destacam a importância das remessas transfronteiriças.
Os resultados desse relatório revelaram que 40% dos consumidores que enviaram um pagamento transfronteiriço em 2021, partilharam que os membros da família que vivem no estrangeiro não teriam sobrevivido financeiramente sem a recepção dos fundos.
A Mastercard é uma empresa global de tecnologia na indústria de pagamentos, com a missão de conectar e impulsionar uma economia digital inclusiva que beneficie todos e em todos os lugares, tornando as transacções seguras, simples, inteligentes e acessíveis.
Com conexões em mais de 210 países e territórios, a empresa está a construir um mundo sustentável que desbloqueia possibilidades para todos.
Por outro lado, a Paypay está na vanguarda da tecnologia financeira em África, dedicada a melhorar a inclusão financeira com soluções centradas no utilizador. Desde transferências em tempo real até à emissão de cartões digitais, a empresa está a remodelar as interacções financeiras. QCB