Luanda - O embaixador da República da Coreia em Angola, Choi Kwang-jin, disse esta terça-feira, em Luanda, que a expansão de empresas sul-coreanas no país tem contribuído para o desenvolvimento económico e a criação de empregos.
O diplomata, que falava durante a cerimónia comemorativa do Dia Nacional da Coreia do Sul (assinalado a 15 de Agosto), referiu que mais de 30 empresas coreanas participaram, directa ou indirectamente, na Feira Internacional de Luanda (FILDA), o que resultou no aumento da cooperação entre empresas de ambos países.
A título de exemplo, realçou a importância da empresa Hyundai Motor Conmpany, que está a liderar a inovação tecnológica em Angola ao introduzir oficialmente veículos eléctricos, pela primeira vez, no país, bem como a Samsung Electronics, com a produção de frigoríficos e máquinas de lavar roupa.
Acrecentou que a visita do Presidente angolano, João Lourenço, à Coreia do Sul, marcou um ponto de viragem no desenvolvimento das novas relações entre os dois países.
Lembrou que durante a visita foram assinados memorandos de entendimento relativos à cooperação policial, saúde, academia diplomática e ao estabelecimento de um quadro de promoção do comércio e do investimento.
Segundo Choi Kwang-jin, como projecto de seguimento, estão previstas uma doação de sete ambulâncias do Governo sul-coreano e a assinatura de um acordo-quadro relativo aos empréstimos do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Económico e de um acordo cultural.
Referiu que a confiança e a amizade mútua entre os povos dos dois países tem estado a aumentar para um nível mutuamente satisfatório, assim como as trocas económicas.
Falando sobre a cooperação cultural, adiantou que Angola albergou, este ano, o festival Mundial de K-Pop (música popular originária da Coreia do Sul, que inclui estilos musicais de todo mundo), onde teve o envolvimento de jovens angolanos voluntários.
Por sua vez, a secretária de Estado para Admnistração, Finanças e Património, Maria Pascoal Ramiro, em representação do Ministério das Relações Exteriores de Angola, saudou a evolução das relações de cooperação entre os dois países, salientando que elas (relações) têm se fortificado à medida em que se estendem nos vários domínios da vida económica e Social.
Para a dirigente, a visita do Presidente João Lourenço à Coreia representou o compromisso do país em continuar a desenvolver esforços para que todos os projectos em carteira sejam concluídos e os resultados impactem na vida dos dois povos.
Durante o evento, que serviu igualmente para assinalar o 32º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República da Coreia e Angola, foi feita uma demonstração da Modalidade desportiva Taekwondo pela Kukkiwon (sede mundial de Taekwondo, que possui as melhores habilidades do mundo), bem como a actuação da cantora coreana de K-pop Henny.
A Coreia do Sul e Angola têm mantido um relacionamento consistente desde que se estabeleceram as relações diplomáticas entre os dois países em 1992. Os dois países reúnem-se regularmente em vários domínios para a realização de Sessões de Comissões Mistas e de Intercâmbio de alto nível.
As actividades das empresas coreanas no mercado angolano têm-se expandido não só no sector de construção naval, mas também de automóveis, máquinas agrícolas, produtos farmacêuticos e energia renovável.
Estiveram presentes na cerimónia, dentre outros convidados, membros do Executivo angolano, da Assembleia Nacional, representantes do corpo diplomático acreditado no país, académicos e membros das comunidade coreana no país.CS