Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Empresários turcos querem parceria no ramo alimentar

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 21 Junho de 2023 | 20h40

Zango - Uma delegação empresarial turca visitou hoje, em Luanda, a Zona Económica Especial (ZEE), com o objectivo de estabelecer contactos para possíveis parcerias com empresários angolanos, sobretudo no ramo alimentício.

O  interesse foi manifestado à imprensa, pelo chefe da comitiva turca, Ali Can, no final da visita, efectuada à Zona Económica Especial (ZEE), de mais de vinte empresários turcos, cujo objectivo foi a exploração de potencialidades do mercado empresarial angolano.

O representante de negócios da Turquia referiu que não veio apenas a Angola para vender, mas sobretudo para comprar, uma vez que Angola tem muito potencial para exportar. “As empresas turcas estão muito interessadas nesta capacidade, com foco no espírito dos ganhos mútuos entre os dois países e povos”, acrescentou.

“Os nossos empresários estão ansiosos para voltarem a Angola, pois pelo número de 33 empresários e 28 empresas presentes no encontro foi extraordinário”, sublinhou.

Disse ter constatado na ZEE a existência de material de qualidade, tendo se congratulado com a hospitalidade do Governo angolano.

Mesmo sem ter ainda feito relatório final da visita, referiu ter já começado a receber mensagens de empresários do seu país manifestando interesse em investirem em Angola, depois do encontro de terça-feira.

Para o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, as valências constatadas na Zona Económica Especial oferecem um processo integrado de várias componentes, e o melhor foi ter constatado “in situ”.

Disse ter averiguado na ZEE uma equipa administrativa bastante jovem e dinâmica, e sobretudo competente, afirmando que sai da visita orgulhoso como angolano.

Presidente da Câmara de Comércio Angola-Turquia

Para o Presidente da Câmara de Comércio Angola -Turquia, Sérgio da Conceição, dentro do plano estratégico da instituição, o objectivo é captar empresários para investirem  em Angola, referindo que esta missão vai ser intensificada para se conseguir ter em Angola muitos empresários turcos.

Convidou os empresários angolanos para se juntarem à Câmara, sem receios, visando a união da classe e busca de empresários fortes.

Sérgio da Conceição adiantou que está a ser feito um trabalho organizativo para que empresários angolanos visitem ainda este ano (outubro/novembro) a Turquia, por especialidade de negócios, para troca de experiência e avaliação conjunta.

Actualmente, a Câmara de Comércio Angola-Turquia congrega cerca de 175 empresários, número que considera ainda “insatisfatório”.

No seu entender, os empresários angolanos estão motivados de forma colectiva a aderir à Câmara, porque  o sinal foi testemunhado nos encontros  mantidos.


Administrador Executivo da ZEE

Para o Administrador Executivo da ZEE, Celso Borges, a visita dos empresários turcos vem confirmar o interesse do Governo de Angola no desenvolvimento do país.

Para si, a visita efectuada e a constatação das fábricas despertou, sobremaneira, o interesse em investir em Angola.

Destacou a importância da ZEE, realçando que a mesma contribui e favorece a entrada de divisas para o país. Reiterou,  igualmente, que os turcos querem de facto investir no sector alimentar.

Nesta sua deslocação, a comitiva turca visitou fábricas vocacionadas ao fabrico de leite, iogurtes, bolachas, bem como indústria de vidros.

ANGOP/SM/DP/BA





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+