Empresários sauditas querem investir na agricultura em Angola

     Economia           
  • Luanda     Sábado, 03 Fevereiro De 2024    21h25  
Exposição de produtos de Angola na Expo de Doha - Qatar
Exposição de produtos de Angola na Expo de Doha - Qatar
Santos Rosa - ANGOP

Doha – Dois empresários sauditas manifestaram, este sábado, em Doha, Qatar, interesse em investir na agricultura em Angola e exportar frutas e vegetais a partir deste país.

Para o efeito, encetaram contactos, sábado, com a delegação angolana na Expo 2023, que decorre na capital qatari desde Outubro do ano passado.

Saad Hamed, que falou em nome de ambos os empresários, durante uma visita ao pavilhão de Angola, disse que vão intensificar os contactos com a parte angolana.

Durante a visita ao pavilhão de Angola, os empresários ficaram impressionados com os produtos agrícolas expostos, sobretudo o café, a múcua, o sapi-sapi, entre outros.

Diariamente, mais de 200 a 400 pessoas visitam o pavilhão de Angola e, entre 60 e 70 por cento dos visitantes, manifestam interesse por visitar ou investir no país, segundo o técnico sénior de promoção e captação de investimentos da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Herbert Ferreira.

Afirmou que, apesar desta Expo ser horticultural, o país também tem promovido o turismo, destacando as províncias do Namibe, Benguela e Luanda e o projecto Okavango, havendo “muito interesse” de investidores em visitar estas localidades, com realce para homens de negócios da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos, do Brasil e de países europeus.

Herbert Ferreira indicou  que o interesse incide principalmente sobre os sectores agrícola e mineiro, frisando que a nova lei de investimento privado, que acabou com a obrigatoriedade de parcerias e a inexistência de um montante mínimo para se investir, tem incentivado os investidores
estrangeiros.

Apontou igualmente a isenção de vistos e entrada em Angola para cidadãos de vários país, a construção de infra-estruturas logísticas e do ramo da hotelaria e turismo, assim como do Aeroporto Internacional de Luanda “Dr. António Agostinho Neto” como outros factores determinantes para o investimento.

Angola participa na Expo, desde 14 de Novembro de 2023, sob o tema “Plantar para a Vida”, e está a exibir as suas potencialidades, desde o deserto ao oasis.

O seu pavilhão, localizado logo à entrada do espaço da Expo, possui 200 metros quadrados.

A Expo 2023 Doha, que decorre sob o tema “Deserto Verde, Melhor Vida”, iniciou no dia dois de Outubro de 2023 e termina no dia  28 de Março deste ano.

Com uma superfície territorial de 11 mil e 581 quilómetros quadrados, o Qatar, situado no Golfo Pérsico, possui uma população estimada em dois milhões e 688 mil habitantes (dados de 2021), com a cidade capital, Doha, a deter a maioria desse número, dois milhões e 382 pessoas.AC





+