Empresários querem mais transparência na concessão de créditos

     Economia              
  • Cuando Cubango • Terça, 07 Junho de 2022 | 16h45
Empresários num fórum de negócio
Empresários num fórum de negócio
Francisco Miúdo

Menongue – A classe empresarial do Cuando Cubango solicitou, esta terça-feira, em Menongue, mais transparência aos órgãos que intervêm no processo de concessão de créditos aos projectos inscritos do PRODESI.

Em declarações à imprensa, no final de um encontro com o secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, o presidente da cooperativa agrícola Santa Helena, Pedro Cambida, defendeu maior celeridade do processo de concessão de créditos, pois muitos empresários acabam por desistir devido à demora.       

Segundo o responsável, que falava em nome da classe empresarial local, para além da transparência, os empresários necessitam de novas prestações de soluções para o acesso a micro créditos, sem exigência bancária.

Em resposta, o secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, aconselhou aos produtores locais a se registarem para habilitarem-se aos créditos institucionais disponíveis no âmbito dos programas de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações PRODESI) de Apoio à Produção (PAC).

Noutra vertente, o responsável disse que o programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), recentemente lançado no Mercado do Bairro Paz, vai decorrer durante o período de 30 dias prorrogáveis, com a perspectiva de formalizar mais de oito mil operadores económicos.

Os empresários abordaram durante o encontro as valências produtivas da província, os instrumentos de financiamentos à disposição no âmbito do PREI e as estratégias de fomento à agro-indústria.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+