Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Empresários em Cabinda aplaudem entrada em circulação da nova embarcação de carga

     Economia              
  • Cabinda • Domingo, 13 Outubro de 2024 | 11h52
Catamarás chegam à provincia de Cabinda
Catamarás chegam à provincia de Cabinda
Angop

Cabinda – Agentes económicos na província de Cabinda, norte de Angola, aplaudiram a entrada em circulação, na sexta-feira, de uma nova embarcação de transporte de carga na rota marítima Luanda/Cabinda/Soyo e vice-versa.

Em declarações hoje à ANGOP, alguns empresários afirmaram que o novo navio para além de transportar um volume considerável de mercadorias vai, também, concorrer na redução de preços no referido itinerário.

Para o empresário Pedro Gimy, a medida da Sécil Marítima vai minimizar os custos de transportação de produtos desta região para o interior do país e vice-versa.

Disse acreditar que com o novo navio, muitos agentes económicos com investimentos nesta região mais ao norte do país, deixarão de escalar o território da vizinha RDC para colocar a mercadoria em Cabinda.

Fez saber que a transportação de mercadorias para Cabinda, por via terrestre, é mais onerosa, chegando mesmo os empresários a gastarem cerca de cinco mil dólares norte americanos por camião, devido aos constrangimentos que encontram no território da República Democrática do Congo.

Elias Gomes, outro empresário, disse que com o reforço de embarcação nesta rota marítima, as trocas comerciais entre as três regiões (Cabinda, Luanda e Zaire), ficam mais dinamizadas.

Por sua vez, André Vandu, considerou de acertada a medida da empresa Sécil Marítima em colocar mais um navio nesta rota por facilitar o abastecimento regular e em grande escala de produtos da cesta básica na província de Cabinda.

Construída em 2018, a barcaça tem 49 metros de comprimento, 14 de largura e um calado de popa de 2,5 metros.

Tem a capacidade de transportar 36 contentores de 20 pés, 725 toneladas de arqueação bruta e 217 liquida. JFC/JL

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+