Doha – Empresários do Qatar estão interessados em investir em Angola nos ramos agrícola, mineiro, da hotelaria e turismo (construção de hotéis), entre outras áreas, segundo o presidente da Câmara de Comércio e Indústria (CCIA), Vicente Soares.
A intenção foi manifestada durante um encontro entre uma delegação da CCIA e a Câmara de Comércio do Qatar, realizado no fim-de-semana, em Doha, em que foram debatidos aspectos relativos a um futuro intercâmbio empresarial entre os dois países em vários ramos.
Na reunião, ocorrida à margem da 9ª edição do “Made in Qatar” e em que a delegação do Qatar foi chefiada pelo primeiro vice-presidente da Câmara do Comércio, Mohamed Bin Ahmed Twar Al-Kuwari, os qataris colocaram questões específicas sobre as modalidades para se investir em Angola, bem como a protecção de investimentos, tendo recebido os devidos esclarecimentos.
Além dos membros da CCIA, de empresários nacionais e estrangeiros estabelecidos em Angola e dos futuros membros do Conselho Empresarial, estiveram igualmente presentes no encontro o embaixador de Angola no Qatar, António Coelho Ramos da Cruz, e a comissária-geral de Angola na Expo 2023, Albina Assis.
Vicente Soares disse que, além de identificar oportunidades de negócios, a deslocação da delegação angolana ao Qatar também tinha como objectivo a assinatura de um memorando de entendimento entre as câmaras de comércio dos dois países, não se tendo concretizado por imperativo de agenda da parte qatari.
Afirmou que a Câmara de Comércio e Indústria de Angola está a trabalhar nesse dossier, há algum tempo, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, através da Direcção de Cooperação e da Embaixada angolana em Qatar, estando tudo pronto para a assinatura do protocolo nos próximos tempos.
“Fomos trabalhando com a Câmara do Comércio do Qatar, após um encontro que tivemos cá, durante a 5.ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Avançados, quando, à convite do secretário-geral da Organização Internacional dos Empregadores, visitamos a Câmara de Comércio do Qatar, e apresentamos o nosso interesse em estabelecer essa relação”, sublinhou.SR/AC