Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Empresários do Moxico buscam parcerias de negócios na Zâmbia

     Economia              
  • Moxico • Quinta, 09 Novembro de 2023 | 10h51
Fabica de Água "Tchiliso" no Moxico
Fabica de Água "Tchiliso" no Moxico
Kinda Kyungu - ANGOP

Luena - Um grupo de empresários da província do  Moxico participa,  a partir desta quinta-feira,  na Expo Internacional de Solwezi, na província do Noroeste da Zâmbia, para expor as potencialidades produtivas locais e firmar parcerias de negócios com a classe deste país vizinho.

O referido evento, com duração de dois dias, decorre sob o lema “Promovendo parcerias de negócios para o crescimento sustentável”.

Em declarações à ANGOP, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Moxico, Agrione Manuel, disse que a delegação da sua província vai expor diversos segmentos de negócios ligados aos sectores da agricultura, da construção civil, da alimentação e da prestação de serviços, assim como da exploração da madeira.

"O nosso foco é encontrar parcerias para permitir a constituição de consórcios de empresas de Solwezi, Mungo  e Moxico e solicitar aos governos dos dois países a materialização do projecto de construção de estrada, em curso, que permita a ligação das respectivas regiões", disse.  

As províncias do Moxico e do Noroeste da Zâmbia realizaram, recentemente, um fórum de cooperação regional e intercâmbio cultural, decorrido de 30 de Outubro a 2 de Novembro, na cidade do Luena.

No final do encontro, co-presidido pelos governadores provinciais Ernesto Muangala (Moxico) e Robert Liehfu (Noroeste Zâmbia), as delegações assinaram vários acordos nos domínios económicos, da defesa e segurança, social e cultural.

Entre os acordos, destaca-se os de incentivos à produção agrícola, para as culturas de milho, trigo, arroz, soja, mandioca e abacaxixi.

Consta igualmente a produção de fertilizantes, o armazenamento de alimentos, a vigilância e gestão das doenças pecuárias, a construção de infra-estruturas fronteiriças e o aproveitamento do Corredor do Lobito.

Prevê igualmente a implementação conjunta de projectos nas áreas de formação técnica e superior, gestão ambiental, línguas nacionais e estrangeira, entre outras.

 A província do Moxico partilha 747 quilómetros de fronteira terrestre e fluvial com a República da Zâmbia. MT/TC/YD

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+