Luanda – Quatrocentos e oitenta projectos foram já financiados na província de Luanda, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
Esta informação foi prestada neste sábado aos jornalistas pelo ministro de Economia e Planeamento, Sérgio dos Santos, no final da jornada de campo aos municípios de Cazenga, Cacuaco e Viana.
De acordo com o ministro, foram financiados 76 projectos com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), 91 com a banca comercial, enquanto em microcrédito foram cedidos 313.
O titular da paste da economia e planeamento realçou, ainda, que estes apoios passam necessariamente por se continuar a aumentar o financiamento, principalmente as cooperativas.
Sérgio os Santos informou, por seu lado, que o grupo está a trabalhar na preparação das opções estratégicas do médio prazo, assim como acompanhar o plano de desenvolvimento nacional 2018/2022.
O governante precisou que está a ser preparado o licenciamento empresarial, agropecuário, estando a decorrer as operações ligadas ao INE, que considera satisfatório.
Sérgio dos Santos, que se fez acompanhado da governadora Joana Lina, manifestou-se satisfeito com a resistência dos empresários da província de Luanda, mesmo enfrentando dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.
Nos três municípios, o ministro visitou cooperativa de pesca, aviários, campos de agricultura e centro cotonicultura, onde se produz codornizes
A jornada de três dias, que se estendeu aos restantes municípios de Luanda, na companhia dos secretários de Estado da Economia, Mário Caetano João, e do Planeamento, Milton Reis, o Instituto Nacional de Estática (INE) e o Banco de Desenvolvimento Angolano, visou fazer um ponto de situação sobre a i implementação do PRODESI e operadores de comércio e distribuição a nível da capital do país.