Ndalatando – A multinacional SIFCA, da Côte d´Ivoire, pretende investir na produção de óleo de palma,na província do Cuanza-Norte.
O grupo SIFCA, presente em seis paises (Côte d´Ivoire, Ghana, Liberia Nigéria, Singapura e Franca), quer também investir, numa segunda etapa, na produção de cana de açucar e derivados de óleo de palma como margarina, sabão, maionese e óleo refinada.
A intenção foi manifestada, terça-feira, num encontro com membros do Governo Provincial, liderados pelo governador João Diogo Gaspar.
Lacima Culibare, director-geral do projecto, esclareceu que o projecto arranca com a produção de palmares.
De acordo com o director, na Côte d´Ivoire, o grupo é especialista na produção de óleo de palma e pretende implementar o mesmo projecto na província do Cuanza-Norte.
Questionado sobre as razões da escolha da província, explicou que se deve a sua potecialidade e porque já foi referência nacional na cultura de palmares.
O director provincial da Agricultura e Pescas, Humberto Mesquita, esclareceu que o projecto inicia depois dos aspectos técnicos.
Foram feitos trabalhos de pesquisa, onde se observou algumas zonas, tendo em conta que as condições ecológicas da província são propícias para o cultivo de palmares, pecisou.
Indicou que a direcção vai analisar mais profundamente os pontos já escolhidos para a produção de palmares, para passar à segunda fase de implementação do projecto, onde serão examinados aspectos mais técnicos.
Para o director provincial da Agricultura e Pescas, o projecto vai avançar tendo em conta as necessidades de consumo da população e de redução da importação de óleo de palma e seus derivados.
Fundado em 1964, o grupo SIFCA da Côte d´Ivoire é uma empresa agroindustrial. IMA/YD