Luanda – O grupo empresarial Eximfinance, da Arábia Saudita, prevê investir entre 200 e 300 milhões de doláres (um dólar vale Kz 828,514) em vários projectos em Angola, em três anos, com destaque para os sectores agropecuário e energia, informou hoje, o presidente da instituição, Salah Ibrahim Al Nasser.
O responsável, que falava à imprensa, à margem da assinatura de dois memorandos entre a Câmara de Comércio e Indústria Angola/Arábia Saudita e a Zona Económica Especial Luanda/Bengo, referiu que em Angola pretendem investir na diversificação da económia, bem como na construção.
A título de exemplo, fez saber que nesta primeira visita que efectua a Angola, fechou um acordo com uma fazenda para a produção de frango.
Este projecto, disse, lozaliza-se próximo de Luanda e está orçado em 35 milhões de Euros, já com a autorização do Governo, e tem previsão de arranque da construção dentro de dois meses.
A nível da energia, manifestou interesse de parceria em vários ramos, como barragens e energia solar.
Revelou estarem igualmente a olhar para a hotelaria, pois pretendem construir hotéis de cinco estrelas, pelo que esperam encontrar parceiros em breve.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola Arábia Saudita, Mohamed Siyame, enalteceu a vinda do grupo de empresários da Eximfinance, o que permite aos empresários angolanos manterem contactos com eles, para eventuais parcerias.
O presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial(ZEE) Luanda/Bengo, Manuel Pedro, reiterou que esta instituição tem tido uma abordagem de proximidade com os promotores e investidores, por via das câmara de comércio e indústria.
Em 2023, a ZEE assinou um conjunto de projectos de instalações de indústriais num montante de 5,6 mil milhões de doláres, para os mais variados sectores como hospitalares e agroalimentar.
O Eximfinance é um grupo empresarial da Árabia Saudita e está em mais de 50 países. ML/AC