Ndalatando - O grupo empresarial do Reino Unido Eco Green Investment Ltd manifestou interesse em investir 600 milhões de dólares, em 10 anos, nos sectores da Agricultura e Florestas, nos municípios de Cambambe e Golungo Alto, na província do Cuanza-Norte.
O interesse foi manifestado, esta terça-feira, em Ndalatando, ao governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, pelo director - executivo da referida empresa, Allan Martin, perspectivando a criação de sete mil postos de trabalho.
Segundo Allan Martim, no município de Cambambe, o investimento contempla a construção de um complexo agro-industrial com áreas de produção de mandioca, arroz e milho, processamento e empacotamento de vários produtos alimentares para abastecer o mercado nacional e internacional, numa área de 100 mil hectares.
No município do Golungo Alto, o grupo pretende implementar um projecto “amigo do ambiente” de aproveitamento de 500 mil hectares de floresta, destinado à captura e processamento do carbono.
Este projecto contempla, ainda, a instalação de uma usina eléctrica, capaz de gerar 30 megawatts de energia (MW), a partir do processamento de resíduos sólidos urbanos e lixo agrícola.
Contempla, também, a construção de moradias para os trabalhadores e unidades sanitárias nas áreas de intervenção.
O responsável salientou que o arranque do projecto está dependente da assinatura do contrato de investimento com a Agência Internacional para a Promoção das Exportações (AIPEX), cujo processo está em curso.
Por sua vez, o governador João Diogo Gaspar, realçou a importância destes investimentos na dinamização da economia da província e criação de vários empregos.DS/IMA/YD