Huambo - A especialista em negócios Ana Chitula Samacivi desafiou, este sábado, as mulheres de vários estratos sociais, principalmente, as mais jovens, a apostarem no empreendedorismo, para o fomento do auto-emprego e promoção da igualdade do género.
A empresária, que dissertava o tema sobre " Oportunidades empreendedoras face aos desafios actuais", numa mesa redonda à luz do projecto Para ti mulher", promovido pelo Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Huambo, disse ser necessário capacitação e a busca de focos de negócios.
Referiu que, nesta fase económica do país em que a busca por empregos é, cada vez mais difícil, a mulher e os jovens, em geral, precisam identificar as oportunidades de empreendedorismo em áreas que dominam e agregarem valores para as famílias.
Ana Chitula Samacivi advogou a necessidade do Estado e os seus parceiros apoiarem, verdadeiramente, o empreendedorismo feminino, desde a formação e acesso aos projectos de financiamento, tendo em atenção o progresso deste grupo social, que luta no quotidiano para o bem-estar das famílias.
Por sua vez, a empreendedora Myrela Canzamba, aconselhou as mulheres, para além da capacitação académica e técnico-profissional, a serem cada vez mais ousadas na identificação de oportunidades de negócios, de modo a contribuir no desenvolvimento sustentável da província.
Myrela Canzamba, que dissertou o tema " Políticas massivas para o empoderamento da mulher", aconselhou a classe feminina a se informar a respeito dos programas de financiamento do Executivo e não só, com vista a entrarem no mundo dos negócios.
A oradora destacou que a mulher, a par do homem, contribui no bem-estar da família com as suas iniciativas e promove acções que contribuam para o fomento do auto-emprego nas comunidades. MLV/JSV/ALH