Cazenga - A Empresa Fabril de Calçados e Uniformes (EFCU-EP) retomou as suas actividades esta segunda-feira, em Luanda, após sete dias de paralisação, em consequência dos desmaios dos funcionários.
Nas instalações desta unidade fabril foi possível verificar o engajamento dos trabalhadores nas duas naves de produção de uniformes diversos e de botas.
Em declarações à imprensa, o chefe administrativo da EFCU-EP, Paulo Sebastião, assegurou que não foi identificado na empresa nenhuma substância química ou outro agente perigoso à saúde humana.
Sem quantificar, de momento, os prejuízos pela paralisação e desinfestação feita nas instalações, o responsável fez saber que todos os funcionários atendidos nas unidades hospitalares já tiveram alta médica e estão a merecer acompanhamento médico e apoio psico-emocional de profissionais da saúde da empresa.
Os funcionários João Ferreira e Isabel Jambeiro, disseram que havia, a princípio, algum receio em aceder as instalações, mas, passando algumas horas de trabalho, o medo foi ultrapassado e tudo voltou a normalidade.
Empresa Fabril de Calçados e Uniformes (EFCU-EP), afecta ao Ministério da Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, conta com aproximadamente mil e 500 trabalhadores e tem uma capacidade de produção mês de 22 mil fardas, igual número de camisolas e 13 mil 200 botas. DJ/ACS/AC