Luanda – A empresa egípcia "Arab Contractors", uma das maiores construtoras de África e do Médio Oriente, pretende contar com a parceria de grupos empresariais angolanos, para desenvolverem projectos virados às obras públicas e infra-estruturas, em Angola.
Citado numa nota de imprensa, o presidente da Arab Contractors, Ahmed El Assar, considera que os respectivos projectos, a ser implementados nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cabinda e Zaire (Soyo), estão alinhados com os programas identificados pelo Executivo angolano como prioritários.
Segundo o documento, enviado esta quarta-feira à ANGOP, a pretensão da parceria entre empresários egípcios e angolanos foi manifestada hoje, no Cairo, pelo gestor da Arab Contractors, durante o encontro que manteve com o embaixador de Angola na República Árabe do Egipto, Nelson Cosme.
Na ocasião, o diplomata angolano recebeu informações detalhadas sobre os avanços dos projectos estruturantes em estudo para serem implantados em Angola.
O encontro entre o embaixador de Angola e o presidente da Arab Contractors enquadra-se na visita efectuada pelo Presidente do Egipto, Abdel Fattah El-Sisi, a Angola, nos dias 7 e 8 de Junho último, com vista ao reforço e fortalecimento da cooperação bilateral.
A Arab Contractors é uma das construtoras líderes na região do Médio Oriente e na África, com clientes, parceiros e fornecedores em mais de 29 países.
As suas acções abrangem a indústria de construção civil e serviços auxiliares, como edifícios públicos, pontes, estradas, túneis, aeroportos, habitação, projectos de água e esgoto, estações de tratamento de águas residuais, centrais eléctricas, barragens, hospitais, restauro de monumentos, entre outros.
No âmbito do reforço das relações bilaterais, para além da Arab Contractors, existem também outras empresas egípcias que manifestaram o interesse de investir em Angola, nos mais variados sectores, com destaque para energia e indústria, equipamentos, logística e transportes, assim como fertilizantes. QCB/BA