Lubango - A Empresa Provincial de Águas e Saneamento (EPAS) da Huíla perdeu, de Junho de 2021 à presente data, um milhão e 600 mil Kwanzas, devido a rescisão de contractos de 60 clientes, por incumprimento no fornecimento.
Actualmente a instituição tem 28 mil consumidores, 21 mil dos quais activos, 60 por cento deles com o sistema de contadores, segundo deu a conhecer nesta terça-feira, à imprensa, no Lubango, a PCA da empresa pública, Domingas Tyicusse.
Falando por ocasião do Dia Mundial da Água, a responsável afirmou que a maior parte dos clientes alegou irregularidades no fornecimento, para romper com a empresa.
Aferiu que desde 2014 a Huíla regista uma queda nas reservas das captações, o que afecta a distribuição de água, criando constrangimentos ao sector.
Esse factor, conforme a fonte, condiciona igualmente o pagamento de salários dos trabalhadores, os custos de manutenção e operacionalização do sistema e despesas administrativas mensais à volta de 45 milhões de Kwanzas.
Afirmou que a produção actual ronda os 300 metros cúbicos/hora, mas a necessidade é de mil, para uma população mais de um milhão de habitantes, estando a cidade a viver um défice de 80 por cento.
Segundo disse têm feito a distribuição de água em alguns em bairros, uma ou duas vezes por semana, ao passo que o centro da cidade beneficia três vezes por semana.