Empresa de água com receitas acima de 84 milhões de kwanzas

     Economia           
  • Cunene     Sexta, 12 Maio De 2023    17h34  
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Centro de Distribuição de Água de Ondjiva
Centro de Distribuição de Água de Ondjiva
José Cachiva-ANGOP
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Administradora financeira da empresa de águas no Cunene, Verdiana José
Administradora financeira da empresa de águas no Cunene, Verdiana José
José Cachiva

Ondjiva - Oitenta e quatro milhões, 426 mil 798 kwanzas foram arrecadadas no primeiro trimestre do ano em curso, pela Empresa de Água e Saneamento do Cunene(EASC), representando um acréscimo de 371 mil e 856 kwanzas.

No mesmo período de 2022, a instituição havia arrecadado 84 milhões, 54 mil e 942 kwanzas.

A informação foi prestada esta sexta-feira à ANGOP, pela administradora para área financeira, Verdiana José, realçando que as receitas arrecadas resultam das taxas de pagamento do consumo de água.

Segundo a administradora, no período em causa, a empresa teve uma facturação na ordem de 111 milhões, 966 mil e 196 kwanzas, fruto da produção de um milhão, 240 mil e 101 metros cúbicos de água fornecida aos consumidores dos municípios do Cuanhama, Ombadja e Namacunde.

Disse que actualmente a empresa controla uma dívida acumulada de  401 milhões, 245 kwanzas e 671, contra os 334 milhões, 400 mil e 857 kwanzas de 2022.

Apontou a falta de consciência do pagamento regular das suas taxas, negligência e atraso da dispensa orçamental por parte das instituições públicas, como motivo do aumento das dívidas.

Nesta senda, apelou aos consumidores no sentido de ganharem consciência do pagamento regular das suas taxas, com vista a contribuir no engrandecimento da empresa.

Com a falta de pagamento do consumo, de acordo com a responsável, a empresa tem estado a ser prejudicada, sobremaneira, no normal funcionamento da instituição.

A responsável apontou ainda o desperdício de 559 mil e 458 metros cúbicos de água, derivado de algumas roturas, com prejuízos de 88 milhões, 394 mil e 395 kwanzas.

Em termo de perspectivas, salientou o equilíbrio da facturação a cobrança, diminuição das perdas comerciais e técnicas, e a intensificação das campanhas de mobilização social, no sentido de reverter o actual quadro da comparticipação dos serviços.

A EASC tem sob o seu controle 10 mil e 182 clientes, fruto de 13 mil e 566 ligações efectuadas. Deste número, Oito mil e 220 contadores instalados e 1.853 ligações direitas efectuadas. FI/LHE/AC

 





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