Luanda – A empresa de montagem de tractores agrícolas “Kaheel Agricultura - Angola” investiu cerca de 50 milhões de dólares, para a criação também de fábricas de produção de mini tractores e de fertilizantes, e outras soluções químicas para o combate das diferentes pragas em plantações.
De acordo com o director-geral da referida unidade, Farogh Iqbal Ahmad, as fábricas estão a ser implementadas no pólo industrial de Viana (Luanda), sendo que a de fertilizantes e soluções químicas se encontra na fase final de montagem dos equipamentos.
Por sua vez, a de montagem de mini tractores e outros equipamentos de lavouras está em fase experimental. “A inauguração da fábrica de mini tractores está prevista para a última semana do corrente mês, ao passo que a de fertilizantes tem lançamento oficial previsto para Janeiro ou Fevereiro de 2022", esclareceu.
Segundo o responsável, o objectivo da montagem dos mini tractores é o de tornar acessível a todos os camponeses que pretendem mecanizar a sua actividade e impulsionar a agricultura familiar pelo país.
Na ocasião, o supervisor da linha de montagem, Onésimo Kindissa, explicou que os tractores são de fácil manuseamento, sobretudo em locais estreitos (entre as árvores) e adequam-se fundamentalmente nos campos das hortaliças, tubérculos, café, frutas, dentre outras culturas.
“Os mini tractores agrícolas foram concebidos para fornecer o melhor desempenho no campo, tal como os tradicionais (tractores grandes), visto que incorporam todos os recursos para agricultura de precisão, monitoramento de performance e amplitude no terreno”, asseverou.
Fez ainda saber que a fábrica vai montar máquinas para plantação, pulverização das plantações, bem como outros meios para soluções agrícolas.
A unidade fabril Kaheel Agricultura, primeira do género no país, iniciou a operar em Outubro de 2020, com montagem de tractores e com uma força de trabalho de 80 por cento de angolanos.
Esta fábrica de montagem de tractores, resultante de um acordo entre Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU), num investimento de 65 milhões de dólares, tem capacidade para produzir três mil unidades por ano.
A Kaheel produz quatro tipos de tractores mecânicos que têm um custo que varia dos 14 aos 26 milhões de kwanzas.