Luanda - Os empreendedores angolanos começam, dentro de um ano, a beneficiar de formação técnica sobre gestão de pequenos negócios, com destaque para os projectos agro-pecuários, uma acção enquadrada na cooperação entre Angola e Brasil.
O facto foi anunciado esta quinta-feira, em Luanda, pela analista institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Larissa Gontijo, após o encontro entre o secretário de Estado para Economia angolano e uma delegação brasileira que trabalha na capital angolana e nas províncias do Bengo e Benguela, de 5 a 13 deste mês.
Segundo a responsável, a capacitação técnica resulta do Memorando de Entendimento assinado entre o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o SEBRAE, em Agosto último, em Luanda, no âmbito da visita do Presidente do Brasil, Lula da Silva, a Angola.
Em declarações à imprensa, a técnica brasileira disse que a presença da sua delegação em Angola serve para conhecer melhor a realidade empresarial angolana, com vista à construção de um projecto conjunto de capacitação técnica com o INAPEM para apoiar os empreendedores angolanos.
Para além disso, com essa cooperação, adiantou que o SEBRAE espera contribuir com a sua estratégia de inovação e implementação de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios em Angola, uma parceria que poderá ser ampliada para outros sectores.
Avançou que, do ponto de vista concreto, a implementação do projecto de capacitação técnica pode iniciar dentro de aproximadamente um ano, tendo em conta os trâmites legais a serem obedecidos.
Larissa Gontijo augurou que o SEBRAE possa contribuir com a sua experiência no apoio à gestão de pequenos negócios nos diversos segmentos, como tem sido nos últimos 51 anos de experiência, com destaque para os projectos ligados à agro-pecuária de pequena escala.
Na ocasião, a responsável considerou positivo o encontro que manteve com o secretário de Estado para Economia, por permitir saber mais sobre a estratégia do Governo angolano para o sector empresarial, facto que constitui uma base para a visita de campo a ser feita até dia 13 deste mês.
Por seu turno, o secretário de Estado para Economia, Ivan dos Santos, reiterou que a presença da delegação brasileira no país simboliza o início da materialização do Memorando de Entendimento assinado entre a classe empresarial angolana e brasileira.
Adiantou que essa visita vai permitir aferir o modelo estratégico e estrutural do INAPEM a nível das primeiras três províncias do país (Luanda, Bengo e Benguela).
Com isso, referiu, será possível ter uma base para desenhar um plano de trabalho conjunto.
Apontou a capacitação técnica dos empreendedores e demais profissionais como uma das prioridades da cooperação entre o INAPEM e o SEBRAE.
Para além do encontro com o secretário de Estado para Economia, a delegação conjunta do SEBRAE e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) manteve, igualmente, uma reunião com o Conselho de Administração do INAPEM.
Consta da agenda de trabalho dos brasileiros reuniões metodológicas com o INAPEM, visitas aos serviços provinciais, encontros com os actores relevantes do ecossistema empresarial, de inovação e empreendedorismo, visitas aos projectos estruturantes apoiados pelo INAPEM, dentre outras actividades. QCB/PPA