Cuito – Várias mulheres empreendedoras da província do Bié participam, desde hoje, quinta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, na segunda edição da feira da mulher prendada, no âmbito do 19 de Novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
O evento é uma iniciativa do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado do Bié.
Durante três dias, as prendadas vão expor produtos agrícolas, de pastelaria, culinária, bebidas, vestuário, perfumaria, corte-costura, manicure e pedicure entre outros.
A governadora do Bié, Celeste Adolfo, inaugurou o recinto da feira, na centralidade horizonte do Cuito.
No acto, a governante referiu que vão continuar a apoiar as mulheres empreendedoras, de modo a contribuírem na diversificação da economia nacional e o bem-estar das famílias locais.
Sustentou que o apoio das entidades passará no asseguramento de políticas capazes de promover pequenos negócios e o empresariado feminino, com vista a consolidar o seu espaço de intervenção na sociedade biena.
Por sua vez, o director do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado desta região, Figueiredo Canguende Nambi, sublinhou que a feira visa estimular cada vez mais as “senhoras” a enveredarem no ramo do auto-emprego.
Acrescentou que o objectivo é combater as diversas barreiras que impeçam as mulheres a apostarem no agro-negócio, bem como a serem promotoras no fomento do empreendedorismo nesta província.
Durante três dias, as “Mulheres Prendadas” vão abordar ainda temas sobre “ A Mulher no Mundo dos Negócios”, “Como As Habilidades Podem Gerar Rendas Para as Mulheres”, bem como o “Acesso ao Crédito”.
Na primeira edição, decorrida em 2023, foram arrecadados de 78 milhões de kwanzas. Estiveram presentes 63 expositores. JEC/PLB