Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Empreendedor apresenta iogurte natural para merenda escolar

     Economia              
  • Huíla • Segunda, 29 Maio de 2023 | 15h54
Samuel Isaías, empresário
Samuel Isaías, empresário
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango – Uma solução de iogurte natural para inserir na merenda escolar no Lubango foi apresentada ao administrador local, Lisender André, durante a 8ª edição da Feira do Auto-emprego, no âmbito do centenário da cidade, a assinalar-se 31 do mês em curso.

Trata-se de uma iniciativa da fazenda Gobai Agro-Indústria, do empreendedor Samuel Isaías, que produz leite e seus derivados há três meses, de vacas leiteiras holandesas, sem aditivos, nem conservantes para três semanas de durabilidade.

A fazenda de 17 hectares, com 16 funcionários, está localizada no bairro Mapunda, tem actualmente 40 vacas leiteiras, num investimento total privado de 165 milhões de kwanzas.

Em declarações à ANGOP hoje, segunda-feira, o empreendedor afirmou que quer passar a distribuir para as escolas, através da merenda escolar, pelo valor nutritivo que representa para as crianças, uma vez que 250 ml de iogurte/dia garante 30 por cento de nutrição que o menor precisa diariamente.

Declarou estar a produzir 400 a 450 litros de leite/dia, a mesma quantidade para o iogurte, em potes de um quilograma cada, com a previsão de subirem em um mês a 600 a 650 litros/dia, por terem já vacas prenhas para aumentar a produção.

Para além do iogurte, Samuel Isaías disse produzir em pequenas quantidades a manteiga e queijo, com perspectiva de iniciar igualmente a produção de leite azedo, tendo como mercado principal o Lubango e a Matala.

O empresário disse precisar de um financiamento de pelo menos 300 milhões de kwanzas, para atingir as 120 vacas leiteiras e produzir diariamente de três a quatro mil litros.

Por sua vez, o administrador do Lubango, Lisender André referiu que tem o contacto com os gestores da merenda escolar e vai perceber a questão do custos.

Assumiu o compromisso da administração fazer a advocacia, não só do empresário em causa, mas de uma outra confeiteira do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE), no sentido de dar-se oportunidades aos mesmos.

Avançou que a merenda escolar está terceirizada e é feita por meio de prestadores de serviço, empresas contratadas pela administração, o contacto é fazer o link entre o prestador de serviço e o fornecedor. EM/MS





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+