EMIS e Nossa Seguros lançam novo serviço de pagamento automático

     Economia           
  • Luanda     Terça, 11 Julho De 2023    16h08  
Edíficio Nossa Seguros Luanda
Edíficio Nossa Seguros Luanda
Cedida

Talatona - Um novo sistema de pagamento automático, designado Débito Directo, foi lançado hoje, terça-feira, em Luanda, numa iniciativa da Empresa Interbancária de Serviços, S.A. (EMIS), em parceria com a seguradora Nossa Seguros.

O Débito Directo é um serviço pioneiro no mercado de seguros angolano que permite ao cliente efectuar pagamentos periódicos e automáticos, através de uma prévia autorização de débito na sua conta bancária.

A Nossa Seguros torna-se na entidade credora nacional a disponibilizar e massificar o serviço, em conformidade com o pretendido pelo Banco Central. 

O Administrador Executivo da EMIS, Pedro Cancela de Abreu,  que falava no acto de lançamento do serviço, disse ser uma ferramenta digital das mais complexa de ser implementada pela entidades intervenientes , o  EMIS, bancos e as empresas. 

Como  vantagens o referido método de pagamento, segundo o responsável, permite que o cliente autorize ao fornecedor debitar a sua conta para pagar o serviço prestado,em  segurança e reduzução de riscos. 

 Informou que a EMIS tem como objectivo principais  aumentar a oferta de instrumentos de pagamento, os níveis de bancarização da população, a confiança na utilização  do sistema de pagamento, reduzir os riscos, custo e tempo no processamento da cobrança, contribuir para o aumento da digitalização e automatização, nomeadamente a reconciliação.

Do ponto de vista estratégico a EMIS pretende, expandir o serviço para a cobrança de água, luz, televisão e outras áreas onde se registam maior números de clientes.

já para o  director executivo da Nossa Seguros, Marcelo Perdigão, o sistema é pratico, bastando um contrato para activar, conveniente, permitindo efectuar o pagamento de renovações de seguro, mesmo que o cliente se esqueça, flexível, sendo válido  em qualquer banco no qual os segurados tenham domiciliada a conta a debitar.

Segundo Marcelo Perdigão,  para além de ser um processo automático, existe uma permanente ligação com o  cliente , antes e depois de qualquer debito, o cliente  é  informado sobre o status dos pagamentos , através  de notificações via SMS e email.

Por exemplo 30, 15, e cinco dias antes do débito, o cliente  recebe  uma mensagem  no telemóvel recordando que a data  de pagamento se aproxima. Uma  vez debitado  o valor, recebe também a confirmação  da liquidação da fracção, juntamente  com os  documentos  da sua apólice/, referiu.  

A EMIS - Empresa Interbancária de Serviços, S.A. é a empresa que gere a Rede MULTICAIXA e a Câmara de Compensação Automatizada de Angola (CCAA), compreendendo o Sistema de Gestão de Cartões de pagamento (MULTICAIXA), o Sistema de Transferências a Crédito (STC), e Compensação de Cheques (SCC), de Débitos Directos (SDD) e o de Transferências Instantâneas (STI).MAG.





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