Luanda – Mais de 50 mil Terminais de Pagamento Automático (TPA) já possuem uma nova funcionalidade que permite a realização de pagamento de compras por via do “Código QR”, utilizando a aplicação móvel Multicaixa Express (MCX), sem usar o Cartão Multicaixa físico.
Segundo a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), o número de TPA actualizados com essa solução representa 40% do universo de cerca de 190 mil terminais disponíveis no mercado angolano.
Com a referida solução, que visa massificar e facilitar as transacções financeiras com maior segurança e conforto, os utilizadores do MCX Express podem efectuar pagamentos de compras nos TPA, recorrendo à leitura do Código QR que é gerado no terminal.
Para utilizar esse meio de pagamento, o operador deve inserir o montante no TPA (mesmo sem o cartão) e o utente abre o seu MCX Express e pressiona o botão "Compras", apontando a câmara do telemóvel para o Código QR que aparece no dispositivo e valida a compra.
Entre os benefícios, a EMIS aponta a rapidez, segurança (por não expor o cartão físico) e sustentabilidade (redução do uso de cartões físicos).
Acrescenta que um dos objectivos da utilização do MCX Express consiste na desmaterialização do cartão de pagamentos. O lançamento do Código QR é mais um passo para o cumprimento desta meta.
A EMIS recorda que, diariamente, a Rede Multicaixa processa mais de 8,5 milhões de operações financeiras, no conjunto de mais de 3 800 Caixas Automáticas, sendo cerca de 190 mil Terminais de Pagamento Automático e mais de 1,3 milhões de utilizadores do MCX Express. QCB