Luanda - O sector diamantífero nacional prevê atingir, com as vendas de diamantes brutos, mais de mil milhões de dólares norte americanos, ainda este ano, de acordo com o presidente do conselho de administração da Endiama, José Ganga Júnior.
A produção actual ronda os 8 milhões de quilates de diamantes, sendo que a meta é chegar a 10 milhões de quilates até ao final deste ano, segundo o gestor da Endiama, que falava durante o segundo encontro de balanço das actividades mineiras semi-industriais.
"Temos níveis de preços de comercialização, semelhante ou superior ao ano pré- Covid-19, o que é positivo, tendo em contas as várias situações difíceis que o sector enfrentou" disse.
Por outro lado, fez saber que, não obstante os constrangimentos do ano de 2020, este ano a sua instituição conseguiu resolver as questões de âmbito financeiro como pagamento de salários e o asseguramento dos postos de trabalho.
Angola conta actualmente com 65 concessões para investimento no sector mineiro e prevê criar, com os novos projectos, mais de quatro mil postos de trabalho até 2022, a que se vão juntar os actuais 10 mil.