Moçâmede - Uma embarcação de pesca industrial, em situação irregular, foi apreendida, segunda-feira (16), na zona marítima norte, município de Moçâmedes (Namibe), com 36 toneladas de pescado, numa acção enquadrada na operação "Olofote".
Das infracções da embarcação consta documentação vencida, falta de pagamentos de licenças e a omissão de quantidade de peixe transportado.
A propósito, o director do gabinete provincial das Pescas e do Mar no Namibe, Piedade Gaonhe, disse que o barco, que tinha 30 tripulantes a bordo, foi apreendido fruto de uma operação do grupo multissectorial, composto por técnicos da Capitania, SIC, efectivos da Marinha de Guerra, pescas, entre outros.
Em declarações à imprensa, esta terça-feira, o responsável adiantou que essa comissão tem desenvolvido acções de fiscalização no mar, com vista a desencorajar a prática da pesca ilegal, um fenómeno que tem sido constante no Namibe, com realce para os municípios de Mocâmedes e Tômbwa.
De acordo com Piedade Gaonhe, de Janeiro a Dezembro de 2024 foram apreendidas quatro embarcações que pescavam nas águas do Namibe em condições de ilegalidade. FA/QCB