Diplomatas realçam importância das energias limpas

     Economia           
  • Lunda Sul     Terça, 02 Abril De 2024    23h24  
Lançamento da pedra para a construção da central fotovoltaica do Bailundo
Lançamento da pedra para a construção da central fotovoltaica do Bailundo
Aurélio Janeiro-ANGOP

Saurimo – A construção de centrais fotovoltaicas no país foi considerada pelo embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, como uma mais-valia para o bem-estar social e económico da população angolana.

Ao falar, esta terça-feira, durante o acto de inauguração da Central Fotovoltaica de Saurimo, na província da Lunda-Sul, o diplomata destacou a transferência de tecnologia por parte de empresas americanas, a criação de empregos e o uso do conteúdo local como factores que têm contribuído para o desenvolvimento das energias limpas.

Por outro lado, reiterou que o Governo americano vai continuar a apoiar Angola em questões ligadas ao combate à corrupção e à promoção da transparência que está a desencadeado pelo Executivo angolano.

No domínio da cooperação, disse que quando se trabalha em conjunto com outros parceiros, como o dGoverno angolano, estrangeiros e privados, pode-se alcançar alguns benefícios para os povos de cada região, daí ser necessário continuar a trabalhar unidos.

Por seu turno, o embaixador da Coreia do Sul em Angola, Stefan Kwang, mostrou-se satisfeito com o empreendimento, considerando-o como o melhor modelo de parceria entre os dois governos.

Augurou que projectos do género surjam em todas as províncias do país, de modo a servirem as gerações vindouras.

Já a representante da embaixada de Portugal em Angola, Ana Maneira, disse que a construção da Central Fotovoltaica e Saurimo traz ao município de Saurimo energia limpa a mais de 171 mil famílias, para além de dar conforto, criar empregos, entre outros aspectos.

Realçou igualmente o reforço do combate às alterações climáticas, com a diversificação energética, contribuindo para a diversificação da economia angolana.

A Central Fotovoltaica de Saurimo foi inaugurada pelo ministro da Energia e Água, João Borges, na presença do governador provincial da Lunda-Sul, Daniel Neto. QB/JW/QCB

 





+