Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Embaixador francês destaca oportunidades de investimento agrícola em Angola

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 02 Março de 2023 | 18h16
Um dos campos agrícolas em Angola(Foto ilustração)
Um dos campos agrícolas em Angola(Foto ilustração)
Cedida

Luanda - O embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien, aponta Angola como um país de oportunidade para o investimento agro-alimentar.

Daniel Vosgien, que interveio esta quinta-feira no Fórum Empresarial Angola/França, que visa o lançamento da parceria entre o sector privado, na área agroalimentar, despertou as empresas do seu país ao investimento nas vastas terras disponíveis, num total de 58 milhões de hectares, mas apenas com uma exploração na ordem dos 5 a 10%.

Além das terras aráveis, reconhece o potencial hídrico e as condições climáticas propícias a agricultura.

" O sector agrícola e alimentar são os sectores chaves do qual Angola e a França podem trabalhar para reforçar a economia angolana e estimular as oportunidades de investimento das empresas francesas", considerou o diplomata.

De acordo com o diplomata francês, o intercâmbio mantido no fórum empresarial entre os dois países vai permitir alinhar o inventário de oportunidades e necessidades em matéria agricola.

Para as empresas angolanas, disse ser esta a oportunidade de apresentarem as suas filiais agriícolas as necessidades específicas do sector, assim como o estabelecimento de parcerias a nível comercial, partilha de experiências e formação.

" É necessário que as empresas tomem consciência das oportunidades existentes e da vontade das autoridades que estão engajadas numa parceria bilateral neste sector", sublinhou Daniel Vosgien, convicto no investimento cruzado e no acelerar das parcerias em matérias de produção agrícola.

Na mesma ocasião, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, João Manuel Cunha, aproveitou a oportunidade para falar de forma resumida sobre o Plano Nacional de Fomento da Produção de Grãos (Planagrão), outra oportunidade disponível para o investimento do sector privado.

Além do Planagrão, também realçou a disponibilidade de mão de obra jovem e o ambiente de negócios favorável.

O fórum junta 100 empresas de Angola e da França do ramo agroalimentar.

Representante de instituições financeiras também estão presentes, como o Banco de Fomento Angola (BFA) e a (BPI) France- Banco Público de Investimento francês. NE/AC

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+